quinta-feira, 25 de março de 2010

O verdadeiro interesse dos EUA no Irã


As riquezas do Irã em gás natural: EUA miram a principal energia do mundo futuro

O arranque programado para este mês dos furos da China National Petroleum Company (CNPC) do campo de gás de South Pars, no Irã, poderia ser tanto um indício como uma explicação para desenvolvimentos geopolíticos muito mais vastos.

Antes de mais nada, o projeto de US$5 bilhões – assinado no ano passado após anos de demora por parte dos gigantes da energia ocidental Total e Shell, sob a sombra das sanções dos EUA – revela o principal sistema arterial da futura oferta e procura mundial de energia.

Muitos críticos há muito suspeitavam que a razão real para o envolvimento militar dos EUA e de outros países ocidentais no Iraque e no Afeganistão é controlar o corredor energético da Ásia Central. Até agora, o foco parecia ser principalmente o petróleo. Há por exemplo afirmações que um gasoduto que cortará o Mar Cáspio sentido Mar Arábico, através do Afeganistão e do Paquistão, seja o prêmio principal por trás campanha militar aparentemente fútil dos EUA naqueles países.

Mas o que mostra a CNPC-Irã é que o gás natural será essencial para a economia do mundo, e a grande importância de duas vias deste combustível para o Leste e Oeste da Ásia Central rumo à Europa e à China.

Michael Economides, editor do Energy Tribune de Huston, é um dos numerosos observadores da indústria que está convencido de que o gás natural ultrapassará o petróleo como a principal fonte primária de energia, não apenas nas próximas décadas, como ao longo dos próximos vários séculos.

Ele destaca a recente previsão da International Energy Agency (IEA), com sede em Paris, que reviu dramaticamente em 100 % as suas estimativas das reservas globais de gás natural. Economides atribui este enorme aumento a rápidas melhorias tecnológicas em extrair de campos de gás até agora inacessíveis. Afirma que a IEA estima quantidades de gás natural para 300 anos de abastecimento da atual procura mundial. "Se alguém simplesmente fantasiar quaisquer contribuições futuras de ordens de grandeza dos maiores recursos na forma de hidratos de gás, é fácil ver como é quase certo que o gás natural evoluirá até ser o primeiro combustível da economia mundial", acrescenta.

A importância crescente do gás natural como fonte de energia tem sido firme e inexorável há muitos anos. Entre 1973 e 2007, a contribuição do petróleo para a oferta mundial de energia caiu de 46,1 % para 34,0%, com o aumento da utilização de gás natural sublinhando esse declínio, segundo a IEA. É previsto também que o consumo de gás natural triplicará entre 1980 e 2030, data em que provavelmente tornar-se-á a fonte de energia primária preferencial para as necessidades industriais e públicas.

Há razões sólidas para o gás natural (metano) estar a tornar-se o rei dos combustíveis fósseis. Em primeiro lugar, tem um poder calorífico muito maior do que o petróleo ou o carvão. Ou seja, mais calor produzido por unidade de combustível. Em segundo lugar, é o combustível mais limpo, pois emite 30 % menos dióxido de carbono em comparação com e 45% menos em comparação com o carvão. Em terceiro lugar, o gás é mais eficiente para o transporte, via gasodutos.

Para ler o restante Pravda.Ru



Nenhum comentário:

Postar um comentário