segunda-feira, 29 de março de 2010

Armando Nogueira era santo?




Armando Nogueira aparece no documentário Muito Além do Cidadão Kane criticando duramente a edição do famoso debate Lula x Collor, que beneficiou o segundo descaradamente. Após essa declaração muita gente passou a apresentá-lo como exemplo de ética. Antes desse evento Armando Nogueira já era tido como um exemplo de competência jornalística, pois ajudou a estruturar o telejornalismo brasileiro, criando o formato do Jornal Nacional, da Globo.

Sobre as questões acima quero tecer alguns comentários.

Primeiro, todo mundo sabe que a Rede Globo era o principal aparelho Ideológico da Ditadura, seu maior veículo de propaganda e a grande dissemidadora dos ideais da "Revolução de 64". O carro chefe da doutrinação ideológica da Globo sempre foi o Jornal Nacional, neste era, e ainda é, estampada diariamente a visão de mundo da direita golpista brasileira. Armando Nogueira ajudou a criar esse monstro, que até hoje somos obrigados a engolir. E o que é pior, o povo brasileiro foi educado a aceitar o conteúdo do JN sem críticas, como verdades absolutas.

Segundo, a patifaria envolvendo a campanha em favor de Collor por parte da Rede Globo não começou com a edição do debate, a dois dias da eleição. A fraude começou um ano antes, com a criação do "caçador de marajás". Toda a campanha de 1989 para a presidência do Brasil foi manipulada de forma suja em favor de Collor. Quem estava nos bastidores da campanha sabia que o "caçador de marajás" era um completo desqualificado, um cocainômano; um playboy que jamais trabalhara na vida e não tinha competência para administrar sequer suas próprias contas, quem dirá o Brasil. Armando Nogueira sabia disso, ainda assim embarcou na campanha do alagoano.

Com relação as crônicas esportivas de Armando Nogueira não tenho nada a dizer, apesar de achar um pouco enfadonhas suas longas declamações cheias de pompa. Que descanse em paz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário