terça-feira, 18 de maio de 2010

EUA anunciam acordo com China e Rússia para sanções contra Irã



Pouco importa se o projeto nuclear do Irã é para fins pacíficos ou não, os EUA não permitirão a insubordinação de países aos quais julga inferiores. O Império não pode admitir sua perda de influência no cenário internacional, sob a pena de não ser mais império. As cartas estão na mesa, e os chacais do "grande satã" estão em ação, inclusive no Brasil, país que de uns tempos para cá tem batido de frente com os EUA. A paz é cara demais para o Pentágono, para os sionistas, e para indústria bélica estadunidense, sempre sedenta de sangue. O que nos resta é torcer para os homens de boa vontade.



A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton

Hillary disse que o esboço será divulgado nesta terça na ONU

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta terça-feira que Estados Unidos, China e Rússia chegaram a um consenso sobre um esboço para uma resolução da ONU prevendo novas sanções contra o Irã.

O anúncio foi feito a um comitê do Senado americano e ocorreu apesar do acordo anunciado na segunda-feira para tentar resolver a questão nuclear iraniana, com mediação de Brasil e Turquia.

“Hoje tenho o prazer de anunciar que este comitê chegou a um acordo a respeito de um forte esboço com a cooperação da Rússia e da China", disse a secretária de Estado.

“Este anúncio é a resposta mais convincente aos esforços ocorridos em Teerã nos últimos dias que poderíamos dar. Existem questões que não foram respondidas sobre o anúncio feito em Teerã.”

“Enquanto reconhecemos os esforços sinceros da Turquia e do Brasil para encontrar uma solução para a disputa iraniana com a comunidade internacional sobre seu programa nuclear, estamos preparados para apelar à comunidade internacional por uma resolução com sanções mais fortes que vai, sob nossa ótica, enviar uma mensagem clara a respeito do que esperamos do Irã”, completou.

Debate na ONU

A secretária de Estado disse que o texto circularia ainda nesta terça-feira entre os 15 países-membros do Conselho de Segurança da ONU, grupo que inclui Brasil e Turquia.

Fontes diplomáticas afirmam esperar que a reunião tenha início às 16h (horário local, 17h de Brasília).

Países ocidentais liderados por Estados Unidos e a União Europeia acusam o Irã de usar seu programa nuclear como fachada para a fabricação de armas, alegação negada por Teerã, que afirma que o programa tem fins pacíficos.

Na segunda-feira, o governo iraniano assinou um acordo, mediado por Brasil e Turquia, no qual o Irã concorda em enviar urânio para ser enriquecido no exterior, recebendo em troca combustível nuclear.

Mas no mesmo dia o governo iraniano disse que continuará a enriquecer urânio, o que fez com que parte da comunidade internacional respondesse com ceticismo ao anúncio do acordo.

O governo brasileiro sustenta que, com esse acordo nuclear, não seria necessário aprovar novas sanções na ONU.



3 comentários:

  1. É de se estranhar que nada seja feito contra o Brasil, pelo menos no meu entender.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Acho que eles estão esperando as eleições, estão apostando suas fichas no Nosferatu, caso ganhe a Dilma, eles vem com tudo para cima do Brasil.
    Abs!

    ResponderExcluir