quinta-feira, 27 de maio de 2010

Crise entre as Coréias é manobra da Coréia do Sul


RPDC exige que Coréia do Sul receba inspetores pelo caso do navio


Imagen activa
Prensa Latina: A República Popular Democrática da Coréia (RPDC) exigiu hoje que a Coréia do Sul recebesses incondicionalmente a uma equipe de seus inspetores e apresentasse-lhe a suposta prova material que vincula a Coréia do Norte com o afundamento de um navio de guerra.

A mensagem do ministro das Forças Armadas Populares, Kim Yong-Chun, responde à negativa de Seul a uma solicitação de Pyongyang para que um grupo de especialistas viajasse hoje ao local dos fatos a fim de verificar a suposta evidência que envolve a RPDC no incidente ocorrido a 26 de março passado.

As autoridades sul-coreanas comunicaram a rejeição ontem, posição que o ministro qualificou de provocação malsã, segundo precisa a agência de notícias KCNA.

Recordou que desde o princípio a parte Sul vinculou a do Norte ao acontecimento e anunciou oficialmente a confrontação com esta antes e depois da publicação do resultado da investigação.

A RPDC reafirmou sua posição de que não há razão para envolver à chamada Comissão Militar de Armistício, dado que o caso foi manipulado desde o princípio como um problema entre Norte e Sul.

Acrescentou que se o resultado da investigação fosse objetivo e científico, como insiste Seul, não haveria razão que impedisse a aceitação da equipe de inspetores norte-coreanos, ao insistir que as autoridades sul-coreanas devam aclarar a verdade para o mundo e receber a inspeção incondicionalmente.

O navio de guerra Cheonan afundou na noite do 26 de março no Mar do Oeste da Coréia. De seus 104 tripulantes, 58 foram resgatados e o resto foi dado como mortos ou desaparecidos.

Segundo explicado no momento, a causa foi uma explosão.

Um porta-voz do Comitê de Defesa Nacional expressou na quinta-feira passada a disposição de Pyongyang a enviar inspetores para verificar a suposta prova material apresentada como resultado da investigação, que atribui o acontecimento a um ataque de torpedo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário