terça-feira, 20 de julho de 2010

EUA: espionagem cresceu caoticamente



Investigação do The Washington Post diz que ninguém sabe quanto dinheiro custam os serviços de contra-terrorismo, quanta gente emprega, nem quantas agências fazem o mesmo trabalho.
Cerca de 854 mil pessoas – quase 1,5 vezes o número de habitantes de Washington – têm autorização de segurança ultra-secreta. Foto de The US Army
Cerca de 854 mil pessoas – quase 1,5 vezes o número de habitantes de Washington – têm autorização de segurança ultra-secreta. Foto de The US Army

16 de Setembro de 2001, uma semana depois do ataque às torres gémeas de Nova York, o então presidente George W. Bush anunciou de Camp David o início da “Guerra contra o terrorismo”, advertindo que se tratava de uma guerra prolongada e que o povo norte-americano tinha de ser paciente.

Quase nove anos depois, os serviços de segurança criados estão tão ampliados e sua dimensão é tão enredada que o seu alcance é um enigma até para os seus principais actores, aponta um estudo publicado esta segunda-feira pelo diário americano The Washington Post. “Ninguém sabe quanto dinheiro custa, quanta gente emprega, quantos programas inclui, nem quantas exactamente são as agências que fazem o mesmo trabalho", descreve o jornal.

A investigação de dois anos do The Washington Post concluiu que há nada menos que 1.271 organismos governamentais e 1.931 empresas privadas em 10 mil locais de todo o país que trabalham em programas vinculados ao contra-terrorismo, e 33 complexos edificados ou em obras para abrigar tarefas ultras-ecretas, equivalentes ao espaço que ocupariam três Pentágonos.

"Nove anos depois de gastos sem precedentes (...), o sistema instalado para proteger os Estados Unidos tornou-se tão denso que é impossível estabelecer sua eficácia", enfatiza o jornal.

A comunidade de informações tem tantas ramificações e reproduz-se a um ritmo tão acelerado que o próprio Robert Gates admite as dificuldades para manter o controlo sobre o sistema: "Houve um tal crescimento desde o 11 de Setembro que pôr os braços à volta do sistema é um desafio."

São cerca de 854 mil pessoas – quase 1,5 vezes o número de habitantes de Washington – que têm autorização de segurança ultra-secreta, afirma o jornal, e que produzem tantos relatórios – cerca de 50 mil por ano – que estes acabam sendo frequentemente ignorados pelo governo.

Nota do Blog: Quanto desse dinheiro tem ido parar nos cofres do PIG?



2 comentários:

  1. Pela proteção do PIG, chegam a se vender, e pela garra em não perder o osso, é uma grana preta.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, uma grana que compra até consciências.
    Abs!

    ResponderExcluir