quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mais de cem sindicalistas são assassinados em um ano


Família de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado por coronéis paraibanos em 1962. O que mudou de lá pra cá?


Radioagência NP


Em apenas um ano, 101 sindicalistas foram assassinados em todo o mundo. É o que revela o relatório anual, referente a 2009, publicado nesta quarta-feira (9) pela Confederação Sindical Internacional (CSI). O número é 30% maior, se comparado à última pesquisa, realizada em 2008.

América Latina e Caribe são apontados como os territórios mais hostis para os sindicalistas. Somente na Colômbia, 48 foram mortos. Juntas, Guatemala e Honduras registraram 28 vítimas. No Brasil, ocorreram quatro casos.

De acordo com o relatório, o aumento da repressão contra sindicalistas se deu em paralelo às greves e paralisações desencadeadas pela crise econômica mundial. Intimidações e perseguições políticas, além de tentativas de assassinato e ameaças de morte foram outras violações apontadas no relatório

Estados Unidos, Canadá, China, Índia e México foram advertidos por não ratificar a Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1949, que assegura o direito de organização e de negociação coletiva. Esses países representam quase a metade da população economicamente ativa do planeta.

A CSI foi criada em novembro de 2006 e representa 176 milhões de trabalhadores de 155 países.



Um comentário:

  1. O POETA E A FALTA DE TRANSPARÊNCIA:

    http://blogdafabianasoler.blogspot.com/2010/06/ferreira-gullar-amigo-de-serra-trabalha.html

    ResponderExcluir