terça-feira, 8 de junho de 2010

EUA se recusa a condenar agressão israelense à flotilha humanitária





O governo dos Estados Unidos ratificou hoje, por meio de seu subcretário de defesa, sua recusa a condenar a agressão israelense a uma flotilha humanitária, ao esquivar-se de uma ponderação direta sobre o tema.
Depois de ponderar o compromisso estadunidense com qualquer missão humanitária, o subsecretário de Defesa Anthony Shapiro respondeu com evasivas a uma pergunta da Prensa Latina sobre eventuais ações contra Israel por seu ataque à flotilha Liberdade.
"Aqui não falamos desse tema", tentou brincar Shapiro, tratando de sair da embaraçosa situação que fechou sua conferência de imprensa sobre as atuais relaciones dos Estados Unidos com o Vietnã.
"Washington apoia uma investigação, esperamos um pronunciamento do Departamento de Estado", limitou-se a comentar Shapiro, antes de dar por concluída a coletiva de imprensa.
Na sala estava também o Comandante da Frota Estadunidense do Pacífico, Almirante Robert Willard, que junto a Shapiro esteve em Cingapura com o secretário de Defesa, Robert Gates, numa reunião multinacional.
Os Estados Unidos negou-se a condenar explicitamente seu aliado Israel depois do incidente recusado pela comunidade internacional, posição de cumplicidade amplamente criticada também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário