domingo, 13 de junho de 2010

"Epidemia de dengue bate recorde histórico em SP" ; "Dengue registra queda de 80% em maio no Estado de São Paulo" - Estadão da aula de jornalismo




Desse jeito o Estadão funde a cuca de seus leitores, qual das notícias abaixo deve ser levada a sério? A epidemia de dengue em São Paulo é recorde, mas não é bem assim; 98 mortos, mas são só 0,08 dos infectados, uma mixaria. Para um pai que perdeu um filho essas cifras talvez não sejam tão insignificantes assim. Ao que tudo indica, "alguém" não gostou da primeira manchete, passou a mão num telefone, e rapidinho os pau-mandados do "bravo matutino" escreveram outra matéria, atenuando a primeira. Jornalismo se faz assim no OESP, informação ao gosto do padrão, "se não estiver bom, a gente troca". Nesse joguinho sujo não entra a ética, a seriedade, e o bom jornalismo. Pros otários tá bom, mas funde a cuca, deve ser duro acreditar no PIG e manter a integridade, e de uns tempo para cá, também a sanidade.


A TESE

Epidemia de dengue bate recorde histórico em SP

A epidemia de dengue no Estado de São Paulo já é a maior da história, aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Balanço divulgado na noite de sexta-feira relatou um total de 121.270 casos notificados da doença em 2010, ante 92.345 que ocorreram em 2007, até então o pior ano de epidemia.

Os 98 óbitos deste ano também representam um recorde histórico, conforme já apontavam dados da pasta divulgados no início de maio. O levantamento mostra que 50 cidades paulistas concentram 78,6% das infecções em todo o Estado. O pico de casos ocorreu em março deste ano, com 44.920 infecções. Do total de 121.270 casos confirmados entre janeiro e maio deste ano, 22.710 foram registrados no município de Ribeirão Preto e outros 11.185 em São José do Rio Preto. O Guarujá teve 8.048 ocorrências e Santos, 7.860.


A ANTÍTESE

Dengue registra queda de 80% em maio no Estado de São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde fechou nesta sexta-feira, 11, um novo balanço dos casos de dengue registrados no Estado de São Paulo. O mês de maio registrou uma queda de 80% em relação a abril deste ano. O levantamento mostra que 50 cidades paulistas concentram 78,6% das infecções em todo o Estado.

O pico de casos ocorreu em março deste ano, com 44.920 infecções. Em abril foram registrados 27.819 casos e, em maio, 5.479, segundo dados informados pelas prefeituras por intermédio do Sinan (Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação).

Do total de 121.270 casos confirmados entre janeiro e maio deste ano, 22.710 foram registrados no município de Ribeirão Preto e outros 11.185 ocorreram em São José do Rio Preto. A cidade do Guarujá teve 8.048 ocorrências e a de Santos, 7.860.

Parte dos municípios paulistas está realizando a contabilização de casos por critério clínico-epidemiológico, quando toda suspeita de dengue é confirmada sem análise laboratorial. Isso acontece quando uma cidade atinge a marca igual ou superior a 300 casos por 100 mil habitantes, segundo protocolo definido pelo Ministério da Saúde.

De janeiro a maio, foram confirmados 98 óbitos por dengue no Estado, o que representa 0,08% de todos os casos confirmados até agora.

A alta incidência de chuvas ocorrida no período, especialmente nos três primeiros meses do ano, em conjunto com as temperaturas elevadas, são situações propícias à proliferação do mosquito transmissor da doença. Por isso, além das ações de controle de vetor realizadas pela esfera pública, a participação da população é fator primordial no controle da dengue.


A SÍNTESE


Se liga mané, deixe de acreditar no trololó do PIG!


Nenhum comentário:

Postar um comentário