segunda-feira, 14 de junho de 2010

Especialistas do Pentágono encontram jazida mineral no Afeganistão



No passado era o "fardo do homem branco", hoje é "combate ao terrorismo" ou defesa da "democracia", quantos apelidos serão dados a pirataria até o fim do capitalismo?



Especialistas do Pentágono encontraram no Afeganistão uma grande jazida de minerais avaliada em cerca de um trilhão de dólares, noticiou hoje o diário The New York Times.

Segundo a informação, na jazida há grandes quantidades de ouro, cobalto, cobre, ferro e sobretudo lítio, um dos elementos mais cotados atualmente no mundo industrializado.

A descoberta poderia mudar radicalmente a economia afegã e impor outro curso à ocupação liderada pelos Estados Unidos no país centro-asiático, comenta o Times.

A exploração geológica realizada por especialistas estadunidenses e um agente interno do Departamento de Defesa recorda que o lítio é muito usado na fabricação de computadores e BlackBerrys.

A nova mina poderia converter-se em médio prazo na espinha dorsal da economia afegã, cujo produto interno bruto é de 12 bilhões de dólares anuais, apontou o analista Jalil Jumriany.

A exploração da mina levaria anos e o outro problema é que o Afeganistão nunca desenvolveu uma indústria pesada de envergadura e não conta com especialistas nem a estrutura necessária.

As faixas encontram-se dispersas pelo sul e leste da fronteira com o Paquistão, onde se desenvolvem muitas das ações bélicas do Pentágono contra a insurgência talibã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário