domingo, 25 de outubro de 2009

Carlos Marighella será cidadão paulistano



Quarenta anos depois de ser assassinado pelos militares, o mitológico Carlos Marighella, fundador da Ação Libertadora Nacional, ganhará o título de “Cidadão Paulistano”. A honraria póstuma será condedida dia 4, na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador petista Ítalo Cardoso.

Essa será apenas uma das homenagens. Também no dia 4, sua ex-companheira, Clara Charf, comanda cerimônia na Alameda Casa Branca, local do crime. “Vamos colocar flores no local ele foi morto”, conta Clara. O guerrilheiro foi surpreendido por uma emboscada do DOPS, em ação coordenada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury. Para fechar o ciclo, o Museu da Resistência, no antigo DOPS, receberá uma exposição sobre Marighella, que começa dia 7 com a presença de Paulo Vannuchi, ministro dos Direitos Humanos.

“Carlos Marighella é parte da história brasileira. ele acreditava que a principal tarefa era a libertação nacional e o fim da ditadura, para retomar o fio da história”, diz o ex-ministro José Dirceu. Em 2010, a história do líder da ALN será contada em um longa metragem, que está sendo produzido pela cineasta Isa Grinspun. Nascido em Salvador, em 5 de dezembro de 1911, Marighella completaria 98 anos em 2009. A edição de novembro de Fórum contará sua história.



7 comentários:

  1. Vai faltar maracujina em muitas farmácias do Morumbi e dos Jardins...

    ResponderExcluir
  2. Espero que eles não paguem a polícia para melar as homenagens ao grande comandante.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo, tentei te responder no Orkut mas sumiu a mensagem, não sei o que aconteceu, sou meio cabaço com o orkut até hoje. Não sei que horas será a homenagem ao Mariguela, vou dar uma pesquisada na net, se você descobrir antes o horário dá um toque aqui ou no orkut.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. sem chance...
    dia 4 dou uma(s) passada(s) por lá.

    ResponderExcluir
  5. Homenagem muito justa para um grande homem.

    ResponderExcluir
  6. diga-me se é verdade que caetano em um show deu um gritinho fino, que dizia: marighelllaaaaaaaaaaaaaaa! que passou despercebido pela censura.

    ResponderExcluir
  7. Cara Hélia, ouvi dizer que quem deu tal grito foi o Gil, e que há um disco em que podemos perceber esse grito, só não sei qual disco que é, aliás, gostaria de saber, vou até pesquisar...
    Abs!

    ResponderExcluir