quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um Halloween mais brasileiro



Revista Fórum

Essa vai para aquelas professorinhas de inglês que vivem tentando empurrar a cultura estadunidense guela abaixo de nossas criranças.


Dia 31 de outubro, sábado, é a data que marca o Halloween. Mas o que pouca gente sabe é que também é o dia de um dos maiores mitos brasileiros, o Saci. A ideia da criação da data foi justamente se contrapor ao Dia das Bruxas anglo-saxônico, fazendo um resgate da cultura e do folclore brasileiros.

Dentro desse espírito, será lançado nesta quinta-feira (29), em São Paulo, o Anuário do Saci e seus Amigos-Mitologia Brasílica. Trata-se de uma obra do escritor Mouzar Benedito, colaborador da Fórum, com ilustrações de Ohi. Ali, pode-se acompanhar resgates de histórias como a do Jurupari, que até a chegada dos portugueses ao Brasil era o deus mais cultuado por essas bandas, tido como filho e embaixador do Sol. E a Cotaluna, uma das mais famosas lendas paraibanas, figura metade mulher e metade peixe, que encanta os homens e os leva para o fundo do rio. Mas, diferentemente das sereias, ela se transforma apenas na estação chuvosa, sendo uma mulher normal durante o resto do ano.

Estas e outras lendas do folclore brasileiro estão presentes na obra que, a cada mês, traz uma figura da mitologia brasileira. Além disso, todos os dias, um ou mais acontecimentos históricos que lembram a importância da data são retratados. Tudo com muito bom humor e uma narrativa envolvente.

Lançamento Anuário do Saci e seus Amigos-Mitologia Brasílica 29 de outubro, a partir das 19 horas
Bar Canto Madalena - Rua Medeiros de Albuquerque, 471
Vila Madalena, São Paulo.
Pedidos pelo e-mail livros@publisherbrasil.com.br




Um comentário:

  1. Ano passado falei disso no Blog http://botecoterapia.blogspot.com/2008/10/dia-das-bruxas.html

    ResponderExcluir