sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Coordenadoria da USP Ribeirão Preto ocupada

Ocupa! Ocupa! Ocupa!

Alunos da USP decidem manter ocupação de prédio no interior

Em assembleia, estudantes de Ribeirão Preto aprovaram pauta de reivindicações que pede derrubada de normativa que restringe realização de atividades no campus

Por: João Peres


Rede Brasil de Fato


Os estudantes da Universidade de São Paulo (USP) decidiram manter a ocupação do prédio da coordenadoria do campus de Ribeirão Preto. Em assembleia na noite de quinta-feira (8), os alunos presentes definiram que o ato será mantido no mínimo até a próxima terça (13), quando será realizada nova votação.

Até o momento, não houve uma conversa oficial entre os manifestantes e a coordenadoria, mas os estudantes pedem a realização de uma reunião com o conselho gestor do campus para que possam expor seus pedidos.

O principal motivo da ocupação foi o impedimento de os alunos entrarem em uma reunião na qual gostariam de debater uma normativa emitida pela administração restringindo a realização de atividades estudantis. Entre outras coisas, a medida determina que passem pelos conselhos universitários os pedidos de autorização para as atividades.

Estevão Pascoli, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), afirmou à Rede Brasil Atual na quinta que a restrição no campus de Ribeirão Preto não é um fato isolado: “Vem de algum tempo, digamos que o regime está se fechando na USP. Há perseguição a dirigentes sindicais, a estudantes. Há uma disputa de projetos na universidade e a reitoria vem disputando de uma maneira bastante autoritária”.

Por outro lado, a coordenadoria do campus manifestou preocupação com os documentos abrigados no prédio ocupado e reclamou que os estudantes querem apenas autorização para realizarem festa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário