quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quando é que vamos nos livrar dessa história de Papai Noel? E por falar nisso, bom Natal a todos...


Ontem, num programinha escroto da Globonews, vi uma tosca apresentadora dizer: "infelizmente não temos neve aqui no natal". O tema da conversa era Papai Noel. 

Esse excesso de culto ao "bom velhinho" é mais um reflexo de nossa condição de povo colonizado. Para começar, tal símbolo foi forjado pela coca cola, como todo mundo sabe. O mito original, escandidavo, foi completamente transformado pelos marqueteiros estadunidenses. Suas vestes sequer eram vermelhas, eram azuis, a troca de cor foi para ornar com a marca da multinacional de Atlanta, sede da Ku Kux Klan. 

Até o nome que adotamos por aqui é ridículo, Noel significa Natal em francês. Curiosamente, em Portugal se pronuncia Papai Natal, na França, Pere Noel. É lógico que chiquetosa elite tupiniquim não ia se espelhar nos portugueses, povo cafona, para apelidar mais um de seus produtos Made in USA. É mais chique imitar os franceses, mesmo que o produto venha dos EUA, povo também cafona, mas cheio da nota (se bem que hoje em dia...). 

Uma dúvida, por que não adotaram logo o Santa Claus dos yankees? 

Tenha o nome que for, trata-se de um personagem que foge completamente a essência do Natal cristão, é apenas um incentivo ao consumo. 

Outro embuste é essa história de neve, nos shoppings mais chiques de São Paulo cai neve o dia todo, para delírio da classe média debilóide paulistana. Isso por que vivemos em um país tropical, os gringos ficam loucos para passar o fim de ano aqui e fugir do frio, os brasileiros querem neve. 

Estou pouco me lixando para toda essa história, sou ateu e considero essas "tradições" cristãs uma grande farsa. Ainda assim passo o Natal na cada da minha mãe, em família. Isso remete a minha infância. Esse é o lado bom Natal, rever a família e tomar todas entre parentes e amigos. O resto, é comercial. 

Para aqueles que ainda se emocionam com o "bom velhinho" da rede Globo, da coca cola e da Ku Kux Klan, segue abaixo singela canção.

Um bom Natal para todos!  




Garotos Podres
Papai Noel, velho batuta.

2 comentários:

  1. Um Feliz Natal pra você também, companheiro.

    ResponderExcluir
  2. eu estou ficando um pouco avesso para essas festas de fim de ano.ainda ADORO!mas,não vejo com bons olhos!mesmo assim,bom natal!

    ResponderExcluir