sábado, 24 de abril de 2010

Robert Crumb e Gilbert Shelton vêm ao Brasil para a FLIP

Os dois ícones dos quadrinhos underground estarão presentes na Festa Literária de Paraty

Omelete


Robert Crumb, o maior nome dos quadrinhos underground, hoje com 66 anos, virá ao Brasil em agosto para a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP.

Crumb vem da França, onde mora há quase 20 anos. No ano passado, seu Gênesis - uma adaptação dita fidedigna do primeiro livro da Bíbilia - foi lançado em diversos países, inclusive no Brasil. Atualmente, também têm saído por aqui, na revista piauí, as pequenas histórias autobiográficas que ele fez com a esposa, Aline Kominsky-Crumb.

A Zap Comix de Crumb, de 1968, é considerada o estopim dos quadrinhos underground. Desde então, ele produziu dezenas de álbuns, criando personagens como Fritz the Cat e Mr. Natural, além de muitas histórias autobiográficas. Seu trabalho é publicado no Brasil desde os anos 70, também em revistas underground. De 2002 para cá, a editora Conrad recuperou grande parte de seu trabalho em reedições.

A FLIP acontece de 6 a 8 de agosto na pequena cidade fluminense. O acordo para trazer Crumb foi fechado no ano passado - apesar do anúncio sair agora - com a agente do quadrinista, Lora Fountain. O marido de Lora,Gilbert Shelton, outro icônico criador de HQs alternativas, como o clássico da contracultura The Fabulous Furry Freak Brothers, também vira ao evento este ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário