terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dinheiro Público: PT denuncia festival de propagandas de Serra


O governador querido dos paulistas que acreditam no PIG não toma jeito mesmo, quer aparecer mais que socialite na ilha de Caras, assim ele acha que vence a eleição... Ledo engano, desse jeito até os paulistas vão cansar de tanta aporrinhação, não dá mais pra ver TV em São Paulo, é obra do governo estadual toda hora, ninguém aguenta mais...



Blog do João Paulo Cunha


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), abriu o ano eleitoral com uma estratégia clara: o aumento intensivo da propaganda. Apenas no dia de Natal, foram 28 inserções no horário nobre da TV Globo. Em alguns intervalos, foram veiculadas até três inserções, volume superior ao dos principais anunciantes do setor privado. A publicidade do governo tomou conta de todos os canais abertos e até dos assinados. O governo não divulgou os gastos de dezembro, mas o dinheiro gasto até novembro de 2009, de acordo com os dados oficiais sobre a execução orçamentária, já tinha aumentado de R$ 112,8 milhões, em 2008, para R$ 196,5 milhões em 2009.

Segundo o Palácio dos Bandeirantes, as campanhas publicitárias têm por objetivo informar a população sobre as ações, programas e projetos do governo. As peças veiculadas mostram as obras como o Rodoanel, a ampliação da Marginal Tietê e as ampliações de trens e metrô. A propaganda provocou reações do PT. Em seu site e em redes de blogs, os petistas acusam Serra de gastar excessivamente com propaganda e de esconder os repasses federais para o Estado, como as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O PSDB paulista rebate os ataques, alegando que Lula gasta mais.

“O curioso é que Serra parece convencido de que só a propaganda será suficiente. Tanto que nem com as enchentes, que resultaram em 10 mortos durante o Reveillon, Serra interrompeu suas férias na Bahia. Ele teria que ter, ao menos, mostrado solidariedade às vítimas, mas acha que só com a publicidade será eleito”, afirma o presidente do PT paulista, Edinho Silva.

Em nota, o PT frisou que, segundo a execução orçamentária do estado, somente de janeiro a outubro de 2009 foram gastos R$ 254 milhões em publicidade, ultrapassando significativamente os recursos destinados a diversas áreas sociais, que aparecem nos anúncios, como o policiamento escolar, que recebeu apenas R$ 2,4 milhões e a expansão das Fatecs, com R$ 29,7 milhões no mesmo período. O partido já estuda diversas ações judiciais contra a propaganda do governo paulista.

“O Governo Serra, além do gasto exorbitante de dinheiro público com propaganda, ainda comete o erro de esconder os recursos federais, do Governo Lula, destinados a obras importantes para São Paulo, realizadas numa parceria União e Estado”, alega o PT paulista em seu site.

O partido frisa ainda que a obra do Rodoanel, um dos grandes eixos da propaganda de Serra, recebe R$ 1,2 bilhão do Governo Lula. Já o Corredor Expresso Tiradentes, concluído, recebeu R$ 250 milhões de recursos federais. A expansão da Linha 2 do Metrô de São Paulo, outro mote da propaganda tucana, recebeu R$ 270 milhões do Orçamento da União, além do financiamento do BNDES de R$ 1,6 bilhões. A reurbanização de favelas, dentre elas Paraisópolis e Heliópolis, também está inserida no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e recebe aporte financeiro da União.

Ainda de acordo com o PT, os investimentos do PAC no estado de São Paulo devem chegar a R$ 322,8 bilhões. Serão R$ 120,1 bilhões até o próximo ano e R$ 202,7 bilhões pós 2010, de acordo com informações do último balanço do governo federal.

Um comentário:

  1. “O curioso é que Serra parece convencido de que só a propaganda será suficiente. Tanto que nem com as enchentes, que resultaram em 10 mortos durante o Reveillon, Serra interrompeu suas férias na Bahia. Ele teria que ter, ao menos, mostrado solidariedade às vítimas, mas acha que só com a publicidade será eleito”

    Me perdoe Edinho Silva, mas em um país como o nosso a propaganda funciona, diga-se de pasasgem Duda Mendonça.

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