domingo, 1 de maio de 2011

PM e ativistas de ONG se enfrentam na praça da Sé (SP)



A Força Tática da Policia Militar dispersou ativistas da ONG Educafro com gás pimenta e munição de borracha durante um confronto que aconteceu nas proximidades da praça da Sé (centro de São Paulo) neste domingo.
Segundo a PM, ninguém ficou ferido ou foi detido no confronto.
Por volta das 11h30, os manifestantes protestavam contra agressões que um homem negro teria sofrido em uma unidade das Lojas Americanas em Campo Grande (MS), no último dia 23.
Os manifestantes saíram da sede da Educafro, na rua Riachuelo, em direção à unidade das Lojas Americanas do shopping Light. Eles pretendiam invadir a loja e exigir medidas dos responsáveis pela empresa, como uma indenização à suposta vítima e a punição dos acusados da agressão.


Ativistas da ONG Educafro e policiais militares se enfrentam no centro de SP; não houve feridos ou detidos
Ativistas da ONG Educafro e policiais militares se enfrentam no centro de SP; não houve feridos ou detidos


O enfrentamento, segundo a PM, começou quando um veículo da polícia passava pela passeata. A PM acusa os manifestantes de terem quebrado um vidro do carro. Os manifestantes dizem que a PM abusou da força para coibir a manifestação.
Durante a dispersão dos manifestantes, um Ford Ecosport acabou tendo a parte traseira danificada. Após o confronto, o grupo de manifestantes seguiu para a festa de trabalhadores do 1º de Maio, no Vale do Anhangabaú.
Segundo a Educafro, o protesto chegou a reunir cerca de 600 pessoas e teve a participação de "pessoas que condenaram a violência da polícia".
Nenhum representante das Lojas Americanas foi localizado até as 16h40 de hoje para comentar o protesto.


Um comentário:

  1. A ong Educafro não esteve na praça da Sé no primeiro de maio de 2011 após estarmos na manifestação diante das maericanos fomos para o anhangabau para o show ato da cut Brasil Africa e ficamos um tempo com os militantes divulgado nosso manifesto e após a chuva começar fomos embora por que muitos são trabalhadores e estudantes.
    celso f soares

    ResponderExcluir