segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dupla Moral: tropas sauditas enviadas ao Bahrein foram treinadas pelo Reino Unido

A eterna mentalidade colonial



As Forças Armadas do Reino Unido tem ajudado nos treinamento das tropas de elite da Arábia Saudita, a Guarda Nacional, como no aperfeiçoamento de franco-atiradores e no reforço de medidas para manter a ordem pública – o que inclui a dispersão de manifestações. As informações são da revista britânica The Observer, após confirmação do Ministério da Defesa britânico divulgada no último domingo. 

Esta força especial do exército saudita participa da repressão a uma série de protestos que eclodiram desde março no vizinho Bahrein. 

Esta informação colocou em pé de guerra diversas associações de direitos humanos. Elas recordam que o Ministério de Relações Exteriores britânico já havia condenado o reino saudita por violações no passado. 

O Ministério da Defesa confirmou que funcionários britânicos ministram à Guarda Nacional saudita, de forma regular, cursos sobre "armas, operações de campo e treinamentos de disciplinas militares em geral". 

Esses cursos são organizados pela Missão Militar Britânica para a Guarda Nacional da Arábia Saudita,composta por 11 oficiais britânicos comandados por um brigadeiro. O ministério também admitiu que o país envia cerca de 20 equipes de treinamento por ano ao reino saudita. 

A família real do Bahrein, de origem sunita, enquanto a maioria do país é xiita, utilizou cerca de 1200 soldados sauditas para reprimir com as manifestações no pequeno arquipélago. Na ocasião, o Reino Unido expressou “profunda preocupação” a respeito de informações sobre violações de direitos humanos nesse episódio. 

O ministro da Defesa britânico, Nick Harvey, confirmou os cursos ao parlamento na semana passada. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário