Ser transportado como gado, uma tendência natural em SP
O efeito “lata de sardinha” do Metrô chegou à av. Paulista. A linha 2-verde, que passa por áreas nobres da cidade e é utilizada pela classe média, está com sua lotação a ponto encostar no limite do que é considerado aceitável - problema já há muito tempo enfrentado pela população da periferia.
Com a inauguração de duas novas estações e sem o devido planejamento, ela saiu de um patamar de 4,7 passageiros por m2, em 2009, para 5,9 por m2, em 2010, nos horários mais críticos do dia. As organizações internacionais de transporte recomendam que o número máximo de passageiros em um vagão seja de 6 pessoas por m2.
Para o governo do Estado esse “desconforto” é uma tendência natural devido ao aumento da demanda, que beirou os 13% no ano.
A lotação da linha 2 do Metrô nos picos passou a ser pior que a de três das seis linhas de trens que atendem a periferia.
Na linha 8-diamante, que passa por Itapevi e chega ao centro de São Paulo, os picos foram de 5,8 por m2. Na 12-safira, que atende a zona leste e Itaquaquecetuba, 5,5 por m2. Na 9-esmeralda, que sai de Osasco, 4 por m2.
Mas a lotação na linha 3-vermelha do Metrô ainda é a mais grave do sistema -a demanda seria suficiente para espremer 10,9 pessoas por m2.
Apesar desse aumento de demanda, o governador Geraldo Alckmin cortou 12% dos recursos da secretaria de Transportes Metropolitanos. E a secretaria de Planejamento ainda justificou a diminuição afirmando haver menor necessidade de verba para a aquisição de trens para o Metrô e para a CPTM.
pra quem quiser gozar,sem tirar a roupa,fique atrás de uma mulher de bunda grande.simples!esse"exemplo"é o q acontece todos os dias nesse metrô!parabens ao"eleitor esclarecido e sabido"de São Paulo.
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