Existe alguma diferença entre o governo Bush e o governo Obama?
Os Estados Unidos votaram contra uma resolução apreciada nesta sexta-feira pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas que poderia condenar a expansão dos assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Dos 15 votos, 14 foram a favor, incluindo o do Brasil, que no momento detém a presidência rotativa do órgão.
Para ter validade a medida precisava de todos os votos dos países que integram o Conselho, e caso tivesse sido aprovada, reforçaria o caráter ilegal da expansão dos assentamentos nos territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém Oriental, determinando ao governo israelense a interrupção imediata das obras.
Analistas estimam que a decisão do governo do presidente Barack Obama deve irritar países árabes, a ANP (Autoridade Nacional Palestina) e defensores da causa palestina ao redor do mundo.
Imagem de arquivo mostra Conselho reunido; votação desta 6ª visava conter expansão de assentamentos |
O veto à medida deve também acentuar as dificuldades das negociações do processo de paz entre israelenses e palestinos, atualmente paralisado.
Para os palestinos a interrupção da expansão dos assentamentos é uma condição para que as negociações de paz sejam retomadas.
Isso é típico dos presidentes imperialistas dos E.U.A.Quando uma nação é rica em petrólio e gás natural,eles o acusam de enriquecer urânio para fabricar bombas atômicas,puro pretesto para invadir o país.Se for um país árabe,Israel apoia o bombardeio contra os islâmicos.
ResponderExcluirIsrael é aliado dos E.U.A.,por isso os yanques são a favor da expansão judaica e o "apartheid palestino",Israel e E.U.A. é farinha do mesmo saco.
Não compriendo,o povo judeu sofreu nos campos de concentração nazistas,e agora estão fazendo o povo palestino sofrer...Aprenderam com o führer.
Será que os sionistas pretendem ativar um campo de concentração para árabes e islâmicos?Os States iriam apoiar...
Os yankees estão sempre prontos a apoiar a barbárie sionista.
ResponderExcluirAbs!