segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Programa educacional cubano beneficia crianças doentes



Não fosse o maldito bloqueio yankee, Cuba seria o melhor lugar do mundo para se viver. Ainda assim acho Cuba melhor do que qualquer metrópole estadunidense. Invejo os cubanos como cidadão, marxista, professor, historiador...




Um programa cubano de salas de aula nos hospitais beneficia mais de 400 crianças com diferentes doenças graves, manifestaram hoje dirigentes do Ministério de Educação cubano (MINED).

O projeto tenciona brindar aos pequenos uma adequada atenção social e conta com vários especialistas que levam a cabo trocas e converas com os pacientes.

Criado pelo Ministério e a Saúde Pública, a iniciativa permite o desenvolvimento de aulas segundo as possibilidades de aprendizagem dos meninos e a realização de atividades culturais e recriativas.

A maioria das crianças encontram-se nos hospitais oncológicos, mas também são incluidos meninos que foram vítimas de acidentes e aqueles que devem permanecer no hospital por um longo prazo, manifestou para o jornal Granma a chefa do departamento de Saúde Escolar do MINED, María Antonia Torres.

Assinalou que mais de mil e 300 crianças recebem cuidados especiais em seus lares pelos chamados de professores ambulatórios, galenos experientes na matéria.

Ambos os ministérios, juntam seus esforços para levar a cada menino a informação necessária em matéria de educação, disse a funcionária.

Na atualidade a proteção dos escolares cubanos contra a gripe A (H1N1) é chave, o que faz com que a campanha para enfrentar a epidemia seja um modelo de referência no sistema de atenção médica, salientou Torres.


3 comentários: