quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ho Chi Minh, figura inevitável em festa partidária do Vietnã





Criar um, dois, muitos Vietnãs
Che Guevara



O rosto familiar de Ho Chi Minh sorri hoje com mais frequência que de costume no Vietnã, que celebra o 80 aniversário do Partido Comunista fundado pelo legendário líder.

A emblemática barba de cavanhaque do Tio Ho domina as principais capas do país, bem como um painel publicitário ao mais puro realismo socialista ao lado do central lago Hoan Kiem.

Tal é sua onipresença na vida desta nação que todas sédulas levam seu rosto, independentemente de seu valor, o que tende a confundir a um recém chegado.

Inclusive a capital financeira do Vietnã, a outrora Saigón, foi rebatizada como Cidade Ho Chi Minh ao ser derrocado o governo fantoche e expulsas as tropas estadunidenses em 1975.

Conta-se que então os tanques vencedores avançavam levando o seguinte cartaz: "Tu sempre marchas connosco, Tio Ho".

Consignas similares podem ser liadas a cada poucos metros em Hanoi, que honra assim o homem que fundou há 80 anos, completados hoje, o Partido Comunista do Vietnã, motor da independência e guia do desenvolvimento nacional.

Por isso esta capital está há várias semanas vestida de vermelho: grandes fitas com mensagens patrióticas, bandeiras da estrela amarela e bandeiras com a foice e o martelo cruzam ruas e avenidas.

Assim, os lemas partidários compartilham protagonismo com as flores de pêssego e os cartazes alegóricos ao "Tet" (Ano Novo Lunar), cuja aproximação já disparou os preços e o ambiente de festividade.

Ontem, as máximas figuras políticas e governamentais do país renderam tributo ao líder no monolítico mausoléu da praça Ba Dinh, lugar de obrigada peregrinação para todos.

Nguyen Tat Thanh era o nome real de Ho Chi Minh, um dos pseudônimos que adotou na clandestinidade e que significa "O que Alumia", e como tal o venera o povo vietnamita há 41 anos de sua morte.

Mas a devoção é íntima sem perder a solenidade, e para a homenagem pode bastar até uma casca de coco, como fez o pintor Vo Quy Quoc, autor da exposição "Retratos de Lendas".

O célebre artista esculpiu o rosto do Tio Ho e do general Vo Nguyen Giap em cascas de coco, cuja exibição é uma das mais pitorescas mostras atuais de homenagem ao Partido Comunista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário