sábado, 25 de setembro de 2010

Veja o editorial em que o Estadão sai do armário e diz apoiar José Serra, mas tape o nariz


Os tempos áureos do Estadão


A acusação do presidente da República de que a Imprensa “se comporta como um partido político” é obviamente extensiva a este jornal (que é isso, impressão de vocês). Lula, que tem o mau hábito de perder a compostura quando é contrariado, tem também todo o direito de não estar gostando da cobertura que o Estado, como quase todos os órgãos de imprensa, tem dado à escandalosa deterioração moral do governo que preside.
E muito menos lhe serão agradáveis as opiniões sobre esse assunto diariamente manifestadas nesta página editorial. Mas ele está enganado. Há uma enorme diferença entre “se comportar como um partido político” e tomar partido numa disputa eleitoral em que estão em jogo valores essenciais ao aprimoramento se não à própria sobrevivência da democracia neste país (engraçado, um jornal que sempre trabalhou em favor de Golpes de Estado querer falar em democracia) 
Com todo o peso da responsabilidade à qual nunca se subtraiu em 135 anos de lutas, o Estado apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República, e não apenas pelos méritos do candidato, por seu currículo exemplar de homem público e pelo que ele pode representar para a recondução do País ao desenvolvimento econômico e social pautado por valores éticos. (já entraram com o pedido de canonização???) O apoio deve-se também à convicção de que o candidato Serra é o que tem melhor possibilidade de evitar um grande mal para o País (claro, como fez FHC nos anos 90)
Efetivamente, não bastasse o embuste do “nunca antes”, agora o dono do PT passou a investir pesado na empulhação de que a Imprensa denuncia a corrupção que degrada seu governo por motivos partidários. O presidente Lula tem, como se vê, outro mau hábito: julgar os outros por si. Quem age em função de interesse partidário é quem se transformou de presidente de todos os brasileiros em chefe de uma facção   (quem andou tirando foto com capo do PCC outro dia foi o Alckmin, mas o Estadão não tá muito preocupado com isso ao que parece) que tanto mais sectária se torna quanto mais se apaixona pelo poder.
É quem é o responsável pela invenção de uma candidata para representá-lo no pleito presidencial e, se eleita, segurar o lugar do chefão e garantir o bem-estar da companheirada. É sobre essa perspectiva tão grave e ameaçadora que os eleitores precisam refletir. (ameaçadora para quem? Para os moradores do Morumbi, dos Jardins, do Leblon?)
Estará em jogo, no dia 3 de outubro, não é apenas a continuidade de um projeto de crescimento econômico com a distribuição de dividendos sociais. Isso todos os candidatos prometem e têm condições de fazer. O que o eleitor decidirá de mais importante é se deixará a máquina do Estado nas mãos de quem trata o governo e o seu partido como se fossem uma coisa só, submetendo o interesse coletivo aos interesses de sua facção (claro, nos governos tucanos só são contratados como secretários e assessores militantes do PSTU e do PCO).
Não precisava ser assim. Luiz Inácio Lula da Silva está chegando ao final de seus dois mandatos com níveis de popularidade sem precedentes, alavancados por realizações das quais ele e todos os brasileiros podem se orgulhar, tanto no prosseguimento e aceleração da ingente tarefa – iniciada nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique (ai que saudade...) – de promover o desenvolvimento econômico quanto na ampliação dos programas que têm permitido a incorporação de milhões de brasileiros a condições materiais de vida minimamente compatíveis com as exigências da dignidade humana.(coisa que os fazendeiros quatrocentões  escravocratas de São Paulo nunca tiveram)
Sob esses aspectos o Brasil evoluiu e é hoje, sem sombra de dúvida, um país melhor. Mas essa é uma obra incompleta. Pior, uma construção que se desenvolveu paralelamente a tentativas quase sempre bem-sucedidas de desconstrução de um edifício institucional democrático historicamente frágil no Brasil, mas indispensável para a consolidação, em qualquer parte, de qualquer processo de desenvolvimento de que o homem seja sujeito e não mero objeto.
Se a política é a arte de aliar meios a fins, Lula e seu entorno primam pela escolha dos piores meios para atingir seu fim precípuo: manter-se no poder. ( há quanto tempo os tucanos mandam em São Paulo? Há quantas gestões? Ninguém fala em continuísmo por aqui, por que será?) Para isso vale tudo: alianças espúrias, corrupção dos agentes políticos, tráfico de influência, mistificação e, inclusive, o solapamento das instituições sobre as quais repousa a democracia – a começar pelo Congresso.
E o que dizer da postura nada edificante de um chefe de Estado que despreza a liturgia que sua investidura exige e se entrega descontroladamente ao desmando e à autoglorificação? Este é o “cara”. Esta é a mentalidade que hipnotiza os brasileiros (povinho burro né, bom mesmo era no tempo em que o presidente era eleito por uma junta de generais) bom mesmo era nos tempos  Este é o grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: “Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, por que não eu?”
Este é o mal a evitar. (Há oito anos o povo brasileiro sabe qual é o mal que deve ser evitado, e não será diferente em 3 de outubro. O grande mal deste país é a imprensa corrupta, venal, suja, fascista, entreguista, racista e anti-povo que controla a mídia nacional). 



Um comentário:

  1. Cumpadi Cappacete!

    Excelentes observações! rsrsrs Será que dá para encaixá-las no editorial? rsrrs

    Grande abraço, Cumpadi!

    ResponderExcluir