domingo, 5 de setembro de 2010

No Twitter, internautas fazem piada com críticas da Folha a Dilma





Do 11 de setembro ao caso Odete Roitman, da novela "Vale Tudo", usuários da rede de microblogs dizem que jornal vê candidata como culpada de tudo


São Paulo - Internautas partidários da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) reagiram no Twitter à manchete deste domingo do jornal Folha de S.Paulo. O "Dilma Facts by Folha" apresenta "sugestões" de novas abordagens ao veículo, atribuindo todo tipo de mazela à ex-ministra-chefe da Casa Civil. Da derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1998 à Guerra do Iraque, passando por tramas de novela, os simpatizantes da candidata governista levaram o tema a um dos mais citados da tarde deste domingo (5).

A brincadeira alcançou a terceira posição entre os temas mais comentados na rede, segundo o ranking Trending Topics Brazil. Trata-se de uma variação de uma piada clássica na internet, os "Chuck Noris Facts". O ator norte-americano é apontado como autor de façanhas de todos os portes, do Big Bang, no começo do Universo, à bomba de Hiroshima. A história chegou ao ponto de haversites inteiros dedicados às piadas, com direito a lista das 50 melhores.

A reportagem de capa da Folha de S.Paulo deste domingo atribui a Dilma um erro na cobrança da tarifa social de energia elétrica quando era ministra das Minas e Energia. O desconto para pessoas de baixa renda foi aplicado de acordo com faixas de consumo, o que beneficiou domicílios que não eram de famílias pobres. Segundo a reportagem, o Tribunal de Contas da União (TCU) calcula em R$ 2 bilhões os prejuízos, sendo que metade teria ocorrido durante a passagem da candidata pelo ministério.

A tarifa social foi criada em 2002, ainda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. As mudanças solicitadas pelo TCU ocorreram em 2007, dois anos depois da saída de Dilma da pasta. A lei que regula a tarifa social foi alterada em 2010. O fundo Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), mantido com recursos recolhidos nas contas de luz, é usado para subsidiar o benefício. A campanha afirma que as medidas foram tomadas desde o primeiro aviso.

Além da tarifa social, os recursos da CDE são usados para custear o Luz para Todos – programa federal voltado a expansão da distribuição para ampliar o acesso à eletricidade – além de iniciativas ligadas à oferta de gás natural encanado e de fontes alternativas.


#Dilmafactsbyfolha


Com a expressão (hashtag) "#DilmafactsbyFolha" os usuários da rede de microblogs apresentaram notícias fictícias atribuídas à candidata governista.

O linguista e blogueiro Idelber Avelar mostrou-se um dos mais aplicados. "Dilma disse a Bush: 'em seis meses você resolve esse negócio no Iraque'", escreveu. Diversos internautas, lembraram de personagens como Odete Roitman, cuja morte era central na novela "Vale Tudo", produzida pela TV Globo entre 1988 e 1989.

Outras menções associavam a candidata ao futebol. A final da Copa de 1998, quando a seleção brasileira perdeu para a França foram incluídas. "Dilma provocou convulsões em Ronaldo na final de 1998", atirou Tiago Rattes. Outros propuseram manchetes relacionando a petista ao goleiroBarbosa, titular na última partida da Copa de 1950, no Brasil, quando a seleção perdeu o Mundial para o Uruguai em pleno Maracanã.

Há ainda as participações que mencionam o universo da política. "Em 2000, Dilma aconselhou o FHC: não precisa investir em energia.O risco de racionamento é zero", sugeriu João Sergio. A alusão é À necessidade de racionamento de energia elétrica em 2001, episódio que ficou conhecido pela ameaça de apagão. Deputados do PT e outras personalidades aderiram à brincadeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário