sábado, 18 de setembro de 2010

O TOP 10 dos traíras



Esta lista é parcial, sugestões, adendos e críticas são bem vindas. Alguns nomes são questionáveis, são da escolha pessoal deste blogueiro, enfim, creio que a maioria concodará. Vamos a lista.



1º Lugar: Marina Silva, a ecocapitalista que não deixa de embarcar na onda do PIG, de tão traíra, chega a trocar o número de seu partido, por 45 claro, jamais por 13. Marina Silva é a candidata laranja paparicada pelo PIG, está aí para ajudar os tucanos, e sabe disso, apesar de seu jeito dissimulado.



2º Lugar: Talvez esse tipo devesse estar no topo da lista, mas nem isso ele merece. O que dizer de um sujeito que confraterniza com aqueles que o colocaram no pau de arara há quarenta anos atrás? É um traíra de marca maior, perdeu completamente a vergonha na cara, nega tudo o que foi. Seu convescote no Clube Militar, ao lado da extrema-direita, é coroamento de sua falência moral. É difícil acreditar que um tipo desses foi de esquerda algum dia, é um verme.



3º Lugar: O que foi dito sobre Gabeira serve para o cidadão acima, com uma diferença, Roberto Freire sempre foi um oportunista de bastidores, nunca deu a cara a tapa. E pensar que ele é herdeiro direto de Prestes. O que o Velho acharia de seu pupilo se estivesse vivo? Meu medo é que ele assinasse em baixo...




4º Lugar: Soninha disse que saiu do PT por que o partido havia se desvirtuado de suas proposições originais, o que fez então? Foi para uma sigla laranja do PSDB! O que será que ela esperava do PT? Nos anos noventa Soninha apresentava um programa chamado "Barraco MTV", um programa de debates que abordava temas espinhosos. Numa edição do mesmo a apresentadora colocou frente a frente o ministro da educação do período, o tucano Paulo Renato, e um ardido militante do Movimento dos Sem Educação. O jovem colocou o burocrata tucano contra a parede, que não teve como explicar as políticas anti-educacionais do PSDB. Paulo Renato saiu xingando e disse nunca mais voltava ao programa. Em seguida Soninha entrou no PT, tinha propostas interessantes para a juventude, elegeu-se vereadora. Até que.... Soninha se tornou uma militante linha de frente dos tucanos, e topa tudo, até Golpe de Estado. Também parece ter uma admiração desmedida pelo chefe dos tucanos, o Zé Baixaria Serra. Vai entender...



5º Lugar: A muito tempo atrás o monstrengo acima militava na Libelu, movimento trotskista. Enquanto lhe foi conveniente, Demétrio Magnoli se apresentou como homem de esquerda. Porém, após a ofensiva do PIG e da direita nacional contra o governo do presidente Lula, Magnoli mudou de lado. Claro, assim fica mais fácil publicar e ganhar espaço na mídia, e um dinheirinho a mais não faz mal a ninguém não é... Demétrio Magnoli é da tropa de choque da direita facistóide nacional, tem uma imensa disposição para atacar todos o movimentos sociais brasileiros e internacionais, e é claro, faturar uma grana.



6º Lugar: No começo dos anos oitenta Marcelo Tas cerrou fileiras com os grupos que defendiam a volta da democracia no país, ganhou muito respeito por isso. Quem não se lembra do Ernesto Varela colocando os políticos calhordas pró ditadura contra a parede. Pois é, isso é passado, TAS se transformou num ferrenho cabo eleitoral da direita golpista que ele mesmo combatia outrora, seu programinha de humor é nojento. Tas se cercou e garotões idiotas e facistóides, e ainda tem a cara de pau de dizer que seu programa faz critica política, só se for contra o governo e sua base aliada.


7º Lugar: Ferreira Gullar militou no PCB em sua juventude, escreveu ótimos ensaios sobre a Literatura brasileira, sempre sob um enfoque de esquerda. Seus poemas também se dedicaram as questões sociais, e Gullar sempre foi muito respeitado entre a intelectualidade. Pois bem, o teórico maranhense trocou tudo isso por quinze minutos na TV Cultura, meia dúzia de publicações e alguns prêmios feitos sob encomenda. É uma pena ver um pensador como Gullar jogar seu passado na lata do lixo por interesses personalistas e mesquinhos.



8º Lugar: Juca Kfouri sempre foi um crítico feroz do CBF e suas patranhas junto a Rede Globo, pois curiosamente ele agora apóia o candidato queridinho da Globo e do resto do PIG. Juca não se contém, e em todos seus programas na ESPN faz campanha discarada pelo candidato tucano, e ainda acha que está sendo sutil. É um pau mandado. É outro que joga sua reputação na lata do lixo. Nos anos noventa ficaram célebres suas entrevistas a revista Caros Amigos. Também dizem que na juventude Kfouri foi membro da ALN (Aliança Libertadora Nacional), grupo de guerrilha liderado por Carlos Marighella. Bom, hoje em dia Juca está com Serra, o PIG, o imperialismo estadunidense e tudo o que há de pior. O que diria o velho Meneses sobre isso hein...


9º Lugar: Esse foi sugestão de minha namorada, particularmente nunca achei o Chaetano Veloso um cara de esquerda, mas muita gente o respeita por seus tempos de Tropicália. Também tem o fato dele ter sido exilado, enfim. Hoje, Caetano se especializou em beijar a mão de coronéis, e sempre vai com o atraso, reproduz preconceitos, diz besteiras a granel, só para poder aparecer quinze minutos no PIG. Até Dona Canô já lhe puxou as orelhas.


10º Lobão: Esse foi opção particular, muito me impressionou, nos anos 90, a atitude de Lobão de recusar um cachê milionário de uma empresa de comunicação que queria usar uma de suas músicas em seus comerciais. Lobão disse não, preferiu manter sua dignidade. Hoje em dia, é capaz de emprestar sua músicas até para jingle de campanhas, dos tucanos, é claro. Em seu programa de debates na MTV, reproduz todos os preconceitos propagados pelo PIG, num deles, defendeu o "direito" dos comediantes fazerem piadas racistas. Virou um bundão, como ele mesmo costuma dizer.



Opa! Está faltando alguém na lista, mas esse é or concour, figuraria no topo de qualquer lista.

Novo sinônimo para traíra



9 comentários:

  1. A lista me parece correta.Só discordo da posição da Soninha no Top Ten.Deveria estar em 1° lugar,basta ler seus tweets.É de provocar náuseas.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Será que é porque as pessoas ficam velhas?

    Quando o sujeito fica velho ele vira um otário naturalmente?

    Te digo que eu nunca vou deixar isso acontecer comigo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho lá minhas dúvidas se é só velhice mesmo, acho que no fundo no fundo, mas bem no fundinho mesmo, esses trastes sempre foram assim. Eu de minha parte serei jovem, apesar da barriga e dos cabelos brancos que já deram as caras.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. quantotempodura disse...
    Todo velho é reacionário?
    Cappacete disse...
    Velhice é pré-requisito de direitista?

    Cuidado com o preconceito, companheiros

    ResponderExcluir
  5. que vergonha eu tenho desta gentalha...mas o Lobão e o Tas dão nojo mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Taí o Plinio que desmente a teoria da velhice para se voltar para a direita rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Tá faltando muita gente nesta lista.
    Sei que seria difícil mencionar todos. Mas em se tratando dos dez mais...

    ResponderExcluir
  8. não é velhice não
    com a idade chegando a gente vai voltando a valores mais antigos, aqueles que a gente aprendeu e conviveu em criança
    caem as máscaras
    e o vinho, se for de boa safra e tiver um envelhecimento legal
    fica ótimo
    os outros nem para vinagre servem
    eu completo 62 anos no dia 3 de outubro
    feliz coincidência
    80 anos da revolução de 1930 que colocou Getúlio no poder
    e junto com o meu voto e de mais milhões de brasileiras e brasileiros
    a candidata do meu querido presidente
    ganhará as eleições
    e VIVA O POVO BRASILEIRO!

    ResponderExcluir
  9. Acho que não tem nada com velhice, é porque sempre foram da direita, sempre foram traíra . é o que sempre lhe convem. esse Caetano ,sempre foi o que ele mostra a ser .como ele falou em seu livro;" NÃO SABIA PORQUE ESTAVA SENDO PRESO ELE QUERIA SÓ CANTAR" .ELE QUIS DIZER QUE NÃO QUERIA SABER DE POLÍTICA.

    ResponderExcluir