quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Serra e Marina empatam em primeiro lugar, na USP

Serra para reitor e Marina para paisagista 



Eis a elite intelectual do país. Os tucanos estão privatizando a USP aos poucos. Já transformaram o campus da capital num burgo, ou feudo branco. O passo seguinte será transferir a administração a algum grupo privado, e preferência multinacional. E vocês acham que os estudantes dos cursos de elite (e alguns dos cursos mais populares, ou menos elitistas) estão incomodados com isso. Que nada, para afastar o povo, estão dispostos até  pagar, e caro. Por isso sempre vão com os tucanos. Em todo caso, existe oposição na USP, aqui o bicho pega, os mauricinhos apitam lá nos departamentos deles, há enclaves de esquerda por aqui. Tem quem encare a burguesada, e no mais, Dilma tem 21% e Plínio 7%, o que mostra que a direita não é tão hegemônica assim.   



Jornal do Campus


Marina e Serra são os mais votados na USP

Segundo pesquisa em parceria com Datafolha, candidatos do PV e do PSDB empatariam tecnicamente em primeiro lugar
Com 30% das intenções de voto Marina Silva, candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, empata com José Serra (PSDB), que tem 27% dos votos da comunidade USP, mantendo seu índice nacional. A pesquisa de intenção de voto foi realizada nos dias 13, 14 e 15 de setembro e possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, levando os dois candidatos mais votados a empate técnico.
Em parceria com o Instituto Datafolha, os repórteres do Jornal do Campus ouviram 1014 pessoas nos campi da capital, entre alunos, funcionários e professores. O planejamento e a computação dos dados foram feitos pelo instituto (veja o relatório da pesquisa na íntegra). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 31582/2010.
Dilma Rousseff (PT), primeira colocada nas pesquisas nacionais, com 51% dos votos, de acordo com pesquisa Datafolha realizada nos dias 13, 14 E 15 de setembro, aparece apenas em terceira colocada na universidade, com 21% dos votos. A candidata só alcança a primeira posição na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), com 30% das intenções, mesmo assim empata com Marina Silva, que tem 27% das intenções nessa unidade. Serra saiu-se melhor na Escola Politécnica (EP), com 48% dos votos, e Marina recebeu a maior parte de seus votos, 37%, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na zona leste da capital.
Quanto à eleição para governador de São Paulo, os resultados da USP mostram os dois candidatos mais votados na mesma posição que as pesquisas de intenção de voto para todo o estado. Há diferenças, entretanto, nos percentuais de votação. Geraldo Alckmin (PSDB), que chega a 51% das intenções de voto no estado, de acordo com pesquisa também do Datafolha realizada nas mesmas datas, alcança 39% na USP. Mercadante (PT) obteve 25% dos votos na Universidade de São Paulo, enquanto que em todo o estado atingiu 23%.
Alckmin recebeu mais votos na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e alcançou 70% das intenções. Mercadante venceu na FFLCH, com 33%. O maior percentual obtido por Skaf foi na Faculdade de Direito (FD), onde conseguiu 8% das intenções.
Distinguindo entre os três segmentos pesquisados, na intenção de voto para presidente Marina ganha entre os alunos com 31%, Dilma entre os funcionários (37%) e Serra entre os professores (38%). Nas eleição de governador, Alckmin é o mais votado entre os alunos (39%) e entre os professores (43%). Já entre os funcionários o mais votado é Aloízio Mercadante, com 39% .
Desempenho do governo Lula
O estudo também avaliou a opinião dos consultados com relação ao desempenho do governo federal. A Faculdade de Direito (FD) foi a unidade onde Lula teve a melhor avaliação: 66% consideram que o presidente faz um governo bom ou ótimo. A votação de Dilma na São Francisco, contudo, chegou só a 23%, mostrando que não há uma relação direta nessa unidade entre boa avaliação do governo e voto em Dilma.
Considerando os eleitores em separado, 86% do que votam em Dilma avaliam o governo como bom ou ótimo e 34% dos que votam em Serra também fazem uma boa análise do período Lula. Os eleitores que pior avaliam o governo são os de Serra (19%), seguidos pelos simpatizantes de Marina (7%).

Votos nulos e brancos
Comparada com a pesquisa nacional e estadual, a comunidade apresentou índices maiores de votos brancos e nulos. Enquanto no estado de São Paulo 5% das pessoas declaram invalidar seu voto para governador, na USP 15% diz o mesmo. Na disputa federal, a USP declara anular 10% dos votos, mais do que o dobro dos 4% indicados na pesquisa nacional.
PT e PSDB aparecem juntos com 14% de preferência na universidade. O PV vem em terceiro lugar, com 6%, apesar de sua candidata liderar as pesquisas. Os alunos foram aqueles que mais se abstiveram a citar um partido e os funcionários os que mais citaram – ainda assim com uma margem pequena, só 48% disseram ter partido de preferência.

Resultados da pesquisa JC/Datafolha
Resultados da pesquisa JC/Datafolha
Errata
Marina tem 30% das intenções de voto na USP e não 31%, como dizem os gráficos da edição impressa. Também na edição impressa, as cores dos candidatos Marina e Serra na legenda do gráfico de alunos, professores e funcionários estavam invertidas. As correções já foram feitas na edição online.



2 comentários:

  1. se brincar,esse povo da USP vai eleger folgadamente o alkimin.não aguento mais essa baixaria promovida pelo consórcio DEM/PSDB/PIG/Desantenados,Judiciario!

    ResponderExcluir
  2. Não surpreende que Dilma só encontre apoio na FFLCH. Os cursos menos favorecidos estão aqui. Nossos alunos precisam batalhar mais para obter uma condição mínima de estudos. Há professores que se esforçam para dar uma boa aula, apesar de tudo. Mas como competir com a FEA (conhecida, não injustamente, como "shopping center") e com a POLI, que conseguem receber fonmentos de grandes corporações.
    É lamentável que cada vez mais se despreze a habilidade intelectual de uma formação ampla em favor de uma (cada vez mais)obtusa formação "especificante" (neologismo meu) patrocinada pelo mercado.
    Na FEA e na POLI não há mais o pensar criticamente o país, a sociedade, a política... a única retórica possível é a do mercado e que justifique a velha ideia de que "farinha pouca, meu pirão primeiro".
    Na impossibilidade de eleger um aleijão político como Serra, partem para a inocuidade da candidatura de Marina Silva - a que traiu a si mesma e se atirou de corpo e alma à fome lupina daqueles que antes a atacavam.
    Um cenário lamentável, de fato. Mas espero que a gestão Dilma finalmente abra os olhos dessas pessoas para o rumo verdadeiro que o Brasil deve manter. O Brasil vai continuar dando certo.

    ResponderExcluir