domingo, 10 de outubro de 2010

Duas visões sobre o debate da Band

image
Serra na lona, montagem do blogueiro Gilson Sampaio


É possível medir o nível dos dois candidatos a presidência do Brasil pelo caráter de sua militância, vejamos como dois blogueiros analisaram o encontro desse domingo. O primeiro, apóia a candidatura Serra, o segundo, Dilma. Confiram o nível das análises: 




Dilma Rousseff conseguiu mostrar exatamente o que ela é. Mais transparência, impossível. Enquanto isso, José Serra cresceu e mostrou que é o futuro presidente. Até porque não dá para entregar um país como o Brasil  para uma neurótica com surtos psicóticos agressivos. Imagina esta aloprada com todo o poder nas mãos?

Dilma não veio ao debate, mas mandou a terrorista Vanda e a guerrilheira Estela.

A boneca inflável do Lula está surtando de tanto ódio. Partiu com tudo para cima do Serra. O nosso presidente está que é um gelo só. Cirúrgico. Ele com a cabeça. Ela com o fígado. 

Recomendo ir até o blog e dar uma olhada nos comentários, quem tiver estômago.


Vamos agora a análise de André Rovai, do Blog do Rovai:


Dilma foi pra cima do Serra no debate da Band. 

Falou pra militância.

A candidata petista Dilma Roussef surpreendeu e foi pra cima do candidato tucano no debate da TV Bandeirantes. Serra não esperava por isso. Ficou evidente ao deixar sem respostas, por exemplo, a cobrança que Dilma fez a ele da frase dita por sua esposa, Mônica Serra, de que “Dilma mata criancinhas”.
A decisão de sua assessoria deve ter levado em conta o apelo da militância que queria uma resposta aos ataques e acusações dos últimos dias. E que também apelava para a politização da campanha, principalmente no que diz respeito à questão das privatizações.
A estratégia de ir pra cima não foi decidida na emoção.
Por um lado, foi o debate no tom que a  militância gosta para se empolgar e ir para as ruas.
E por outro lado foi uma resposta às pesquisas qualitativas que apontavam que parte importante do eleitorado indeciso queria comparar ela com Serra. Queria saber se ele tinha mais capacidade do que ele. Eleitorado que acredita no Lula e gosta do governo, mas queria ver “a mulher em ação”.
Por isso, Dilma se expôs.
E se saiu bem na opinião deste blogueiro.
Explico:
1)      Colocou o tema das privatizações na baila e trazendo pra discussão a privatização da Nossa Caixa e a declaração do FHC que disse que o Serra era o que mais queria privatizar.
2)      Defendeu a Petrobras e o Pré-Sal e colocou uma dúvida na cabeça das pessoas. A de que essas riquezas correriam riscos na gestão tucana.
3)      Chamou o Serra na xinxa sobre a questão do aborto e não deixou o tema sob o tapete. Teve coragem de tratar do assunto. E o povo vai levar isso em consideração.
4)      Não fugiu do debate da corrupção, colocando à baila a denúncia da Isto É do assessor que fugiu com 4 milhões. História que os tucanos não explicam em debate algum.
5)      Falou de forma clara sobre a frase da Mônica Serra, que, aliás, Serra não defendeu. Ficou muito mal ele não ter defendido a própria esposa. Isso vai se tornar conversa de boteco, anotem.
6)      Dilma defendeu bem os programas sociais do governo Lula e alertou a população para o fato de que eles podem não ter sequência num governo Serra.
 Serra não foi um desastre e até tentou ironizar algumas questões, mas o povo odeia ironia. Gosta de coisas claras. Ele não deve ter perdido eleitores, mas dúvido que tenha ganhado votos. E Serra precisaria avançar sobre o eleitorado de Dilma.
Serra sentiu tanto o golpe que saiu do debate dizendo que iria reestatizar empresas públicas, como o Correio. Isso é a demonstração de que as pesquisas tucanas apontaram estragos no eleitorado dele quando o tema foi discutido.
Afinal, vamos combinar, Serra falar em reestatização é algo que não combina.
A tendência é o debate ganhar um tom mais alto a partir de hoje. E o ministro Padilha adiantou isso pra este blogue na entrevista que você pode ler abaixo.
A coordenação da campanha de Dilma aposta que neste segundo turno se as posições forem demarcadas, ela ganha.
O que Dilma mais fez no debate de hoje foi demarcar posições.


Observação do Blog do Cappacete:
A discrepância entra as duas análises é flagrante. O eleitorado de Serra é como seu capo, não tem idéias a apresentar ou a desenvolver. Notem que não há um comentário sobre o debate em si, as observações se resumem ao comportamento de Dilma Rousseff. Seria uma nova forma de análise política,  uma espécie de behaviorismo jornalístico ou coisa parecida? Não, é ignorância e cinismo mesmo. Fazem uma campanha terrorista contra a candidata do PT, e quando esta reage a altura, a acusam de aloprada, descontrolada, agressiva. Este povo está acostumado a ver as mulheres de cabeça baixa, respondendo apenas sim senhor! Sem levantar a voz. Esse é caráter do eleitorado de Serra.  Aliás, falando em mulheres, o que esperar de um candidato que não respeita sequer a sua? Serra não foi capaz de dizer uma palavra em defesa de sua esposa, quando a mesma foi acusada por Dilma. Logo ele, tão família, tão bom pai e marido. Se fosse contra a Soninha talvez ele falasse alguma coisa. Com relação ao Rovai, não há o que dizer, pode-se até discordar de suas idéias, mas ninguém pode negar que ele se expressa de forma séria, racional, respeitando a inteligência de seus leitores, sem apelar para a baixaria, a única coisa que os tucanos sabem fazer. 
Os eleitores de Serra são iguais a seu capo, ou seu duce. 

PS: Dilma mandou o Zé Baixaria pra lona!




9 comentários:

  1. Eles provaram do próprio veneno e se engasgaram...
    Mas o veneno da Dilma foi às claras, transparente, em rede nacional.
    Espero que seja letal a essa turma que mente, ludibria e tenta voltar ao Poder para terminar aquilo que começaram na era FHC. De minha parte, já era FHC.

    ResponderExcluir
  2. Estava acompanhando pela a net considerações de blogueiros e jornalistas sobre ontem, estando na vista que votei no Plino, no primeiro turno, por razao das campanhas fracas do primeiro, em tese, vejo que agora posso realmente decidir. O PSDB é um partido meio complicado, e so verificar:
    Privatizou: Telefonia, ficou mais facil de ter um telefone, ficou mesmo; só quem lembra do começo do real, uma ficha de telefone custava 0,03 centavos e falava 3 minutos, no ano seguinte caiu para 2 minutos.... e hj voce fala por 0,22 o minuto na terioria quanto subiu? Energia, vendeu as principais, e hoje voce ja viu quanto que custa? impossivel falar disso!
    e muitas outras coisas, como pedagios, segurança, e coisas necessarias para nosso dia a dia.
    Do Presidente Lula, por ser um Brasileiro que pastou muito, mais nunca desistiu de seu sonho que seria ser presidente do País, isso acho que qualquer Brasileiro deveria ter esse tipo de civísmo, que falta tanto em nossa população, por causa, das coisas que sempre aconteceram no país, e hoje; vendo as conquistas que foram adquiridas, parece ate piada, mais começou realmente no Presidente Color, quando criou algumas coisas como Codigo de Defesa do Consumidor, abriu o mercado para as empresas de fora; pois no Brasil, aqui era tudo especulação; lembram do OVERNIGHT...e inflação de 80% ao mês, que detonaram muito, após de segurar o dinheiro do pobre na poupança, infelizmente, a Zélia falou errado, tinha que só resumir uma coisa: "Pobre com dinheiro na mão não sabe gastar, por isso, sem trocar a Moeda, para quem se Lembra, a inflação no periodo de Jan 87% / Fev 46% / Mar 16% / Abril não deu tempo ... pois a pressão popular foi maior e acabou com isso! voltando; então, acho que agora com o resultado de ontem, as mulheres que irão decidir, pois, acho que se como dizia 'não estavamos preparando para um operário", e fez coisas que não poderiamos acreditar, e hoje temos que ser gratos por este Homem, pois até as pessoas que seu redor cairam por causa do poder, da corrupção, do egoismo e outros perjorativos que não podemos de esquecer " Tiririca" que já querem detornar ele... estranho mesmo né, Maluf teve 580.000 votos, se fosse ruim mesmo, ja não tinha jeito de voltar mesmo! Mas, o que penso de tudo isso:
    Se pensarmos que não podemos acreditar nas pessoas pelo seu carater e honra, não somos preparados para ser eleitores, tudo nesta vida vem através de oportunidades e luta, por isso, caraterizo meu voto como um voto de carisma e atitude que aconteceu nestas ultimas horas, Dilma, vem contudo!
    Não pelo descaso de um grande politico que é o Serra, mais, está em partido errado!
    Por, isso, quero para quem que ler isto, vote com consciência, pense mesmo! pois seu voto que poderá tornar-se mais felizes ou mais desaniamdos com a politica.
    O voto sábio é aquele que é discutido.
    msn: rogeriogalvao@ritmodanoite.com

    ResponderExcluir
  3. Para o comentarista Nikacio Lemos Bitencú, vai postar comentários seus no blog Coturno Noturno, lá é seu lugar, fascista enrustido.

    ResponderExcluir
  4. Post MUITO bom! É isso aí, tá mais do que na hora da Dilma mostrar a que veio. No segundo turno, que o Serra vá pra lona e não se levante.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizar a DILMA PRESIDENTE que foi prá cima do arrogante mentiroso e desmascarou-o ao vivo e em cores no debate da Band.Vibrei inúmeras vezes diante da televisão acompanhando as perguntas e respostas dessa GRANDE MULHER que não se intimidou com a malandragem desse político profissional.O tom do debate foi delimitado pela investida da nossa candidata que não permitiu momento sequer que o Zémentiroso defendesse a própria esposa.Vi que engoliu em seco diversas vezes o que tem demonstrado falta de segurança nas respostas desse representate dos tukanalhas.Dá-lhe DILMA!

    ResponderExcluir
  6. Psicótico e neurótico é o candidato José Serra, pois em uma entrevista a sua esposa Mônica declarou: Que ele tem uns surtos quando acorda, todas as manhãs.

    ResponderExcluir
  7. Essa é da Senhora Dilma Russef!!! Não tem prá ninguem.

    ResponderExcluir
  8. Dilma mostrou sua força e sua verdade,foram tapas na cara de serra que o deixou besta e sem argumento: http://setimoportal.wordpress.com/2010/10/11/debate-da-band-entre-serra-e-dilma-teve-tapa-na-cara/

    ResponderExcluir
  9. Vamos acalmar os nervos, nós estamos precisando de cidadãos civilizados! e não de cidadãos que falam, falam,falam e nada fazem.A Constituição do nosso Brasil Baronil é maior que a Bíblia só tem um porem e Bíblia nós faz bem a constituição só faz bem uma minoria. Um Ex: os senadores não tem suplentes ou me desculpem tem sim mas indicados por eles que País é este, aonde o suplente não concorre e que pode ser a esposa, o marido, o filho, o avô ou a avó, quem sabe tataravó?! Nós estamos precisando é de boas escolas, de bons hospitais, de transportes , de estradas pois passei esta semana pela federal 242 esta uma misérias, cai na Ba conhecida como á estrada do feijão que liga Xique-Xique á Ireçê esta uma porcaria e vcs ainda fica brincado com coisa séria. Por que vcs Blogueiros não fazem uma campanha para ninguem pagar IPVA, não fazem campanha para que o senador seja o terceiro mais votado. Ou então vamos para de votar por que a democracia no Brasil só serve para os politicos. O supremo tribunal se acovardou em votar o ficha suja será por que? um Abraço a todos.

    ResponderExcluir