terça-feira, 26 de julho de 2011

Rafael Correa: Sentença penaliza liberdade de extorsão não de expressão


Imagen activa(Prensa Latina) O presidente equatoriano, Rafael Correa, afirmou que a sentença judicial contra o ex-chefe de La Opinión e três diretores do jornal El Universo é uma meta histórica, que penaliza a liberdade de extorsão, não a liberdade de expressão. 
Coloca um precedente em frente a uma prática comum que é insultar e difamar em nome da liberdade de expressão, sublinhou Correa depois de ressaltar que faz parte de uma das batalhas mais duras contra um dos poderes maiores do Equador e de toda América Latina. 
Até há pouco, agregou ao referir ao poder dos meios privados de imprensa, criam-se factóides, não tinham escrúpulos, nem os têm, mas a partir de agora vão ter que pensar duas vezes seus excessos.
O juiz Décimo Quinto Penal da província Guayas, Juan Paredes, sentenciou a três anos de prisão a Emilio Palácio (ex-editor de la Opinión) e Carlos, César e Nicolás Pérez (diretores), e ordenou-lhes o pagamento de somas milionárias à companhia.
Em um duro discurso pronunciado ontem à noite no marco de uma sessão popular pelo aniversário 476 da cidade costeira de Guayaquil, Correa advertiu que agora não só o que infama pode ser processado, senão também os que coadunan a publicação dessas calunias.
A liberdade de expressão nunca pode implicar a liberdade de difamação e destruição de honras alheias, ressaltou, e denunciou que a armadilha dos donos de meios era se conseguir a qualquer desqualificado para que lança lodo à direita e à esquerda.
Para que estes manchem a honra daqueles que queriam perseguir, e depois os donos se lavavam as mãos dizendo que era opinião do articulista, esclareceu. Palácio é o autor do artigo "Não às mentiras" (publicado no Universo, de 6 de fevereiro de 2011) no que acusa a Correa de ordenar abrir fogo contra um hospital cheio de civis e inocentes durante a tentativa golpista de 30 de setembro de 2010.
Durante seu discurso, Correa refutou os rumores que o acusam de querer se fazer milionário com a indenização e reiterou que, de ficar a sentença em firme, nem um só centavo será para seu patrimônio pessoal e irá integralmente ao projeto Yasuní ITT.
Temos que terminar de uma vez e para sempre com o pretendido estado de opinião e instaurar o estado de direito. Já basta de tanto linchamento e manipulação mediática, enfatizou o Mandatário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário