quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Para Economist, divisas do pré-sal podem ser 'maldição'




Último Segundo

Um artigo na edição desta semana da revista britânica The Economist afirma que a exploração das reservas pré-sal pode se transformar em uma "maldição". O artigo afirma que a preocupação é que "o dinheiro seja gasto hoje e não poupado ou investido, inchando ainda mais um Estado cujos gastos equivalem a 36% do PIB, comparado com 20% do México.

"A proposta de criação da Petrosal, empresa designada para representar os interesses do Estado na exploração do pré-sal, também preocupa."

"Em tese, ela deveria ser uma entidade pequena, composta por técnicos. Na prática, ela pode inchar, especialmente se controlada por políticos que a podem abarrotar de aliados."

A revista ressalta que gastar bem o dinheiro gerado pelas reservas significa um "problema agradável" para o Brasil e que a nação "está em melhores condições de fazer isto do que muitos países".

"Dependendo de como for usada, esta nova riqueza pode ajudar o país a superar a pobreza e o subdesenvolvimento, ou exagerar seus hábitos gastadores."


"Qualquer um que esteja acompanhando os recentes escândalos de corrupção no Congresso brasileiro sabe que os legisladores do país são capazes deste tipo de desastre", afirma o artigo publicado nesta quinta-feira.


Ou seja, devemos passar a bola pros gringos mesmo, pois eles são melhores administradores que nós, populacho subdesenvolvido. Este artigo deveria ser encarado como uma piada, caso não houvesse todo um batalhão de brasileiros que pensam do mesmo jeito. Alguns por conveniência, outros por postura, e alguns por ignorância mesmo. O nosso PIG, que assina em baixo tal linha de pensamento, certamente não o faz por postura ou por ignorância.



    4 comentários:

    1. Gostei da foto dos dois "pai-de-santo preocupados com os destinos do mundo por eles, ainda incivilizado"...

      ResponderExcluir
    2. Esse bando quer que se repita aqui a Madeira-Mamoré. Pensando bem um povo que só bebe chá e venera (venerea) Coroa, criou e apoiou o "apartaide" na Africa do Sul, tem moral não.

      ResponderExcluir
    3. Alguem ai percebeu, como eles estão interessado no petroleo e preocupados com o Brasil,( acho melhor deixar eles explorar, por que gostam tanto da gente). Fora ladrões interesseiros, o FHC não esta mais no poder não para facilitar seus interesses.

      ResponderExcluir
    4. É o fim da picada o pedantismo destes caras...

      ResponderExcluir