domingo, 22 de agosto de 2010

Humoristas realizam manifestação no Rio de Janeiro pelo direito de poderem se manifestar livremente nessas eleições, em favor dos demotucanos


Passeata dos humoristas do PIG, não dá pra não rir


Se a imprensa brasileira fosse de fato imparcial, os humoristas estariam com razão em reclamar contra a lei 9504/1997, que proíbe piadas envolvendo candidatos que participam das eleições. Mas não é isso que acontece, basta verificar todos os programas de humor da televisão brasileira. O humoristas brasileiros, ao menos os assalariados da grande mídia, fazem coro com o PIG. Um dos organizadores do ato foi o casseta Marcelo Madureira, animador do Instituto Millenium e filiado ao PPSDB. Além de completamente sem graça, essa turma está toda mancomunada com um certo candidato a presidente, que de uns tempos para cá também deu para fazer humor.

A lei está mais do que certa.


Último Segundo

Passeata no Rio protesta contra o veto ao humor com políticos

Ato foi organizado por comediantes que se sentem censurados por artigo que restringe a ridicularização de políticos em rádio e TV

Usando nariz de palhaço, máscaras de rostos de políticos e com cartazes em mãos cerca de 400 pessoas seguiram um grupo de humoristas pela orla de Copacabana, na tarde deste domingo (22). A manifestação intitulada “Humor Sem Censura” foi organizada pelo grupo “Comédia em Pé” para arrecadar assinaturas que serão enviadas ao ministro da Cultura, Juca Ferreira. O intuito é derrubar o artigo 28 da lei 9504/1997.

Foto: Hélio Motta, iG Rio de Janeiro – fotografia

Humoristas protestam em passeata em Copacabana, Rio de Janeiro, neste domigo (22)

A norma proíbe há 13 anos o uso de “trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação" durante o período eleitoral. Os programas acostumados a usar esses efeitos, principalmente os humorísticos, foram os mais atingidos e tiveram que mudar sua linha show.

“Na época em que a lei foi criada só o Casseta e Planeta tinha esse humor. Hoje se percebe uma proliferação de programas nessa linha”, disse o humorista Hélio de La Peña, fazendo referência ao CQC e ao Pânico na TV, por exemplo.

Um dos mais indignados era Sérgio Malandro. “O povo quer rir e até isso querem tirar? A vida já é muito dura e qual o problema de se fazer comédia com o dinheiro que ficou na cueca ou o deputado que ganhou 100 vezes na loteria?”, afirmou o humorista, que desde janeiro já foi assistido por mais de 25 mil pessoas em um show de comédia na zona oeste do Rio.

Um tumulto foi formado por banhistas e pessoas que passavam pelo local quando a comediante e apresentadora do “Pânico na TV”, Sabrina Sato, chegou para cumprimentar um dos organizadores da passeata. Em meio a risos e poses para fotos, ela também manifestava sua surpresa com a lei. “Onde já se viu humorista não poder fazer piada? Isso é piada, né?”.

A atriz e comediante Maria Clara Gueiros disse que essa é uma medida antidemocrática. “Morei nos Estados Unidos nos anos 70, e lá era normal fazer esse humor. Fiquei encantada com essa linha de show que aproximava as pessoas da política. Quando voltei na mesma década, aqui havia a ditadura e isso não era possível. Isso é um retrocesso”, disse.

A passeata, que começou às 16h na altura do Hotel Copacabana Palace, terminou por volta das 17h com as pessoas cantando em coro “humor unido jamais será vencido”, nas proximidades da praia do Leme.
Também participaram do ato Bruno Mazzeo, Danilo Gentili (CQC), a atriz Dig Dutra e o diretor Cláudio Gonzaga (Zorra Total), e os cassetas Cláudio Manoel, Marcelo Madureira, Beto Silva, entre outros comediantes.



6 comentários:

  1. Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas.

    Blogueiros de alma lavada. Quero ver o Serra chamar alguém de sujo agora.

    Leia em: E agora?!

    http://eagora-dil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cappacete

    boa noite

    Agradeço sua visita e fiquei feliz em ter você seguindo o BONDeblog. Vim retribuir a visita, te deixar um abraço e conhecer seu blog, que já estou seguindo. Parabéns por seu trabalho. Estou adicionando seu link lá no blog.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. O Circo politicamente Incorreto

    Eis que a tenda do grande circo está armada. Novamente a cada quatro anos o circo revoluciona suas atrações com as mais incultas bizarrices da digníssima política. Esqueça o circo tradicional e tente vislumbrar o hipotético e a verossímil subestimação da inteligência. Na arquibancada, o povo que pagou, que ainda paga, e que vai continuar pagando, assiste aflito e estupefato a mutação dos artistas circenses. No grande picadeiro, um a um, eles vão chegando, fantasiados de fúteis promessas, maquiados com a cara mais deslavada do mundo e famintos pelo tão famigerado voto.

    No lugar do bom e velho palhaço, entra em cena um cara com nome de mato, o tal de tiririca, que pior do que tá não fica, e que chega com graça convidando a todos para mais uma zombaria. No lugar do homem que engole espada, chega um que adora agulha. Ao invés da mulher barbada, temos a grandiosa mulher pêra. No levantamento de papo, o cara da vez é o Maguila. O show ainda não está Maravilha, mas tem o marido dela que eu nunca vi na vida! E por falar em show tem ainda o KL, Bom pra rir e pra chorar. A comédia é real, uma pena mesmo é não poder rir pra valer, pois o absurdo também acompanha o circo, e num tom contraditório e TREmenda injustiça, o fazer humor com esses artistas está proibido.


    Por: Maurício Indignatus

    ResponderExcluir
  4. e tem gente q vota nesse tipo de gente,feito tiririca,maguila,"mulher melão".como já foram eleitos feito frank aguiar,clodovil.essa turma"da comédia"é patetica!mas,temos muitos deformados por conta destes q aí estão.bela crítica cappacete!

    ResponderExcluir
  5. Valeu 007BONDblog, também seguirei o seu blog, abração!

    Para o Maurício Indignatus, já tens um Blog? Se não tem o que está esperando? O mesmo serve para o Leonardo-pe, companheirão.

    Para o Dil, já tá dando dó do Serra.

    Abs a todos!

    ResponderExcluir
  6. só participo cappa!

    ResponderExcluir