sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lula chama de 'roubo' preço dos pedágios de São Paulo


Tiago Queiroz/Agência Estado



Folha


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de roubo os pedágios das estradas estaduais paulistas.

"Isso não é pedágio, isso é roubo do povo brasileiro", disse o presidente, em comício da candidata petista à Presidência, Dilma Rouseff, na noite desta sexta-feira em Osasco (SP). A estimativa é de um público com cerca de 7.000 pessoas.

O aumento do número de praças de pedágios e dos valores da tarifa é a principal crítica do candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, às administrações tucanos no Estado.

Lula disse a Mercadante que, se ele "não tivesse outra razão para ganhar essa eleição", que pensasse nas estradas de São Paulo.

"Nas estradas que nós fizemos concessões para ir de São Paulo a Belo Horizonte, são 590 km, uma pessoa com seu carro e sua família paga apenas R$ 7,70. Na via Anhanguera, para ir até Ribeirão Preto, para andar pouco mais de 300 km, o pedágio é R$ 43", disse Lula.

"Isso não é pedágio, isso é roubo, roubo ao povo brasileiro", disse o presidente.

"Nós temos que trabalhar é pensando no primeiro turno dessa eleição", disse Lula, referindo-se às eleições presidenciais e no Estado de São Paulo. "É importante que a gente pare de achar que o outro já tá lá", disse, citando o candidato tucano Geraldo Alckmin.

Antes dele, em um discurso voltado para as mulheres, Dilma aproveitou para dar uma cutucada no PSDB.

"Essa cooperativa é formada por mulheres que ganharam o Bolsa Família, que eles chamavam de Bolsa Esmola, que só ia gerar gente preguiço", disse a petista, ao falar de uma cooperativa da cidade.

"Nós somos aqueles que mudamos o país porque nós não olhamos só números, só cifrões, nos olhamos as pessoas", afirmou a petista em outra passagem.

A candidata voltou a usar a imagem da mãe. "Eu vou cuidar para que este governo tenha em mim uma pessoa, uma mãe, à altura de cuidar do nosso povo como cada uma de nós mulheres cuidamos de nossas casas, filhos, maridos, irmãos e parentes."

Em raro discurso nos comícios, o candidato a vice-presidente, Michel Temer, afirmou que "Dilma lutou para que tivéssemos democracia política no país" e que o presidente Lula fez a "democracia do pão sobre a mesa".

Pouco antes de Temer falou Mercadante. Ele afirmou que graças a Lula está "muito mais fácil" de fazer campanha.

"Não tá fácil fazer campanha? O povo não respeita Lula?"

Lula participa do comício em mais uma agenda casada --veio a São Paulo para uma agenda como presidente à tarde e ficou para agendas eleitorais hoje à noite, amanhã e segunda.

Também estão presentes dois ministros: Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Franklin Martins (Comunicação Social).





Nenhum comentário:

Postar um comentário