segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ONU celebra Dia Internacional de Solidariedade com Povo Palestino





Nações Unidas, (Prensa Latina)

Com várias reuniões e outras atividades, as Nações Unidas comemora hoje o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, instaurado em 1977 por uma resolução da Assembleia Geral da ONU.

A celebração inclui a projeção do documentário intitulado Jerusalém, o lado oriental da história, do realizador Mohammed Alatar (Palestina, 2008), vídeo que mediante imagens de arquivo e entrevistas analisa a história de Jerusalém Leste e seu futuro como elemento chave para a paz na região.

Nesta segunda-feira o comitê da ONU para o exercício dos direitos inalienáveis do povo palestino realiza um encontro em ocasião da data e a Assembleia Geral sessiona em plenária sobre o tema da questão palestina.

Ontem o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, qualificou de vital a criação de um Estado palestino soberano e chamou a retomar as negociações de paz na região, estancadas há quase um ano.

Numa mensagem com motivo da data, o máximo responsável pelas Nações Unidas insistiu na necessidade de criar as condições que semeiem a confiança para reativar as conversas genuínas e substantivas entre Israel e palestinos.

Da mesma forma, destacou o objetivo de estabelecer um Estado palestino sobre as bases das linhas de 1967, que conviva em paz com Israel dentro de fronteiras seguras e reconhecidas.

No entanto, expressou preocupação frente a continuação da construção de assentamentos ilegais de colonos israelenses em Jerusalém oriental e a ribeira ocidental e reclamou o fim dessas atividades e o desmantelamento do que foi edificado desde março de 2001.

Ban Ki-Moon também criticou o desalojamento de palestinos e a demolição de suas residências em Jerusalém, bem como o fechamento de suas instituições na parte oriental dessa cidade.

Ao mesmo tempo demandou o fim do bloqueio imposto por Israel à população palestina da Faixa de Gaza, vítima de uma invasão de forças militares israelenses em dezembro-janeiro passados com saldo de 1.400 mortos e mais de cinco mil feridos.

Há uma semana, o vice-secretário geral para Assuntos Políticos da ONU, Haile Menkerios, lançou uma séria advertência diante do Conselho de Segurança devido à falta de ações que ativem o estancado processo de paz no Oriente Médio.

A ausência de negociações israelo-palestinas e de termos para retomá-las e a rejeição de Tel Aviv a deter a construção de assentamentos de colonos obrigam a atuar de maneira imediata, apontou o servidor público.



Todo apoio a luta dos palestinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário