terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Expansão de assentamentos israelenses na Palestina bate recorde em 2011. Número de casas de colonos teve aumento de 20% segundo ONG Peace Now

O dia a dia nos assentamentos nazisionistas


Uma pesquisa da ONG Peace Now sobre a política de assentamentos do premiê Benjamin Netanyahu revelou que Israel estabeleceu em 2011 pelo menos 1.850 novas moradias em território palestino ocupado. Esse número representa um aumento de 20% no número de construções com relação ao ano de 2010.
A pesquisa intitulada Torpedeando a solução de dois Estados também critica o governo israelense pela concessão do status de "assentamento" a onze enclaves construídos por colonos sem autorização oficial.
Em 2011, pelo menos 3,5 mil moradias estavam em construção nos assentamentos e 35% dos novos imóveis eram erguidos em colônias isoladas ao leste da barreira de separação da Cisjordânia. Há uma década, Jerusalém Ocidental não vivia tamanha efervescência no setor de construção civil.
Efe
Ainda que a Corte Suprema de Israel tenha determinado a remoção das moradias em alguns casos, essas obras que o governo busca regularizar representariam ampliações do perímetro de assentamentos e enclaves em morros afastados, onde jovens colonos se instalaram.
O direito internacional e a Autoridade Palestina não fazem distinção entre assentamentos autorizados ou não. Todos eles, assim como a construção nas áreas ocupadas de Jerusalém, são considerados ilegais.
Moratória
Uma das explicações da Peace Now para esse boom imobiliário está no prazo de dez meses que o governo de Benjamin Netanyahu concedeu aos assentados em 2010 para que pagassem os custos de suas novas construções. A medida enfraqueceu as negociações com o líder palestino Mahmoud Abbas, que suspendeu relações com Israel.
Pela primeira vez em um ano, palestinos e israelenses reuniram-se neste mês na Jordânia para tentar retomar diálogos de paz, mas houve pouco progresso. A ONG também revelou em seu relatório que o Ministério da Habitação de Israel já planeja a instituição de benefícios para mais 1577 casas nos assentamentos orientais.   
A nova onda de colonização surtiu efeitos em 142 assentamentos. Em um futuro próximo, outras 1.577 casas serão incluídas na Cisjordânia e 2.057 em Jerusalém Oriental. Segundo a Peace Now, a construção de casas em áreas que rodeiam Jerusalém pelo sul e pelo leste, seria uma tentativa do governo de Benjamin Netanyahu para impedir “a possibilidade de estabelecer um Estado palestino junto a Israel".



Nenhum comentário:

Postar um comentário