quarta-feira, 22 de julho de 2009

Como eu aprendi a superar meus temores e a amar Ariel Sharon


34458.jpg (250×209)
Avi Mograbi

O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Liberman, inicia nesta terça-feira (21) uma viagem de dez dias na América do Sul onde visitará o Brasil, a Argentina, o Peru e a Colômbia. A visita tem como objetivo enfatizar a importância que o Ministério das Relações Exteriores atribui à América Latina. A abordagem à política externa que o Chanceler Liberman anunciou após assumir o cargo é de que Israel deve desenvolver contatos em novas direções, além das suas relações especiais com os Estados Unidos e laços estreitos com a Europa, e construir coalizões internacionais amplas. No Brasil, onde existe uma tradição de cooperação com Israel nas áreas de ciência, agricultura, turismo, cultura, educação, saúde, comércio etc, a visita visa fortalecer as relações e os laços de amizade já existentes e ocorre em marco aos 60 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Extraído do blog : netjudaica.blogspot.com

Este sujeito já propôs a expulsão de todos os palestinos do território de Israel, já sugeriu que se atire todos os prisioneiros políticos, também palestinos, no Mar Morto, e por aí vai. Trata-se de um fanático de extrema direita, que nem os seus levam muito a sério. Pois é, não se vê repercursão nenhuma na mídia com a visita deste genocida em potencial, também não vemos manifestações organizadas pela atuante "sociedade civil" paulistana. Quando Mahmoud Ahmadinejad, presidente eleito pela maioria de seu povo, esteve para visitar o Brasil, foi aquele burburinho na mídia.

Mas deixemos prá lá o político facistóide, que veio dar um passeio na América do Sul, e vamos procurar conhecer um israelense que merece ser levado a sério, Avi Mograbi. Avi Mograbi é o principal documentarista de seu país, esteve no Brasil no começo do ano, para participar do festival de documentários É tudo verdade! Vejamos o que disse a organização do festival a seu respeito.

O principal documentarista israelense, Avi Mograbi, é o primeiro convidado especial confirmado para a 14ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que acontecerá entre 25 de março e 5 de abril próximo. Diretor de uma obra marcadamente autobiográfica e critica ao militarismo, Mograbi apresentará como “hors concours” seu mais recente filme, “Z32”, lançado em projeção especial no Festival de Veneza do ano passado.

Vencedor da competição internacional do É Tudo Verdade em 2002 com “Agosto – Um Momento Antes da Explosão”, Mograbi é um dos mais originais realizadores experimentais contemporâneos. “Seus filmes combinam humor, política e testemunho num curiosíssimo híbrido entre o documentário performático e o militante”, explica o fundador e diretor do É Tudo Verdade, Amir Labaki.

Tive a oportunidade de assistir a um de seus docs, chamado How I Learned to Overcome My Fear and Love Arik Sharon (1997), que em português ficou Como eu aprendi a superar meus temores e a amar Ariel Sharon. Este documentário apresenta imagens sensacionais do ex-comandante político de Israel. A proposta do filme é apresentar uma outra faceta de Sharon, visto como um demônio no restante do mundo, e mesmo por alguns grupos dentro de Israel, inclusive do lado judaico. Logo de cara vemos um Ariel Sharon bem humorado, piadista, atencioso com os que estão a sua volta. Sharon é aquele tio bonachão que vemos nos churrascos de família, sempre brincalhão, contando causos, anedotas. Sharon é (era) humano, e não a besta fera que suspeitamos, é tão humano quanto Bush, Uribe e Berlusconi. A proposta do doc é criticar o maniqueísmo, artifício muito usado pela mídia mundo afora. Enxergando Sharon como um ser humano podemos refletir até aonde somos capazes de ir, até que ponto nos tornamos cegos com relação aos que são próximos a nós e como a afetividade pode ser nociva quando se trata de política. Este é Avi Mograbi, para aqueles que enxergam um sionista toda vez que vêem um judeu, cuidado com o maniqueísmo.

Filmografia Avi Mograbi:

- Deportation (1989, curta-metragem)
- The Reconstruction (1994)
- How I Learned to Overcome My Fear and Love Arik Sharon (1997)
- Happy Birthday, Mr. Mograbi (1999)
- Agosto: Um Momento Antes da Explosão (2002)
Premiado no É Tudo Verdade 2002.
- Wait, It's the Soldiers, I Have to Hang Up Now (2002, curta)
- Detail (2004, curta)
- Vingue Tudo Mas Deixe um de Meus Olhos (2005)
Exibido como programa especial no É Tudo Verdade 2006.
- Z32 (2008)

É Tudo Verdade: www.etudoverdade.com.br

E para ter uma palhinha de seus docs: http://www.youtube.com/watch?v=YKMxyuh0nto



Nenhum comentário:

Postar um comentário