sexta-feira, 8 de março de 2013

Seminário debate produção literária e ação política na periferia

 Radioagência NP

Além de acompanhar as palestras, público poderá adquirir livros e participar de oficinas de produção editorial. Proposta é discutir quais são as aproximações ente a produção literária da periferia e a ação política.


O Seminário de Literatura da Periferia é a principal atração da 1ª Feira Literária do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na cidade de São Paulo. Além de acompanhar as palestras, o público poderá adquirir livros que se enquadram no estilo e participar de oficinas de produção editorial. Todas as atividades ocorrem entre os dias 15 e 17 de março.
O seminário é promovido pelo Coletivo Cultural Poesia na Brasa. As mesas estão organizadas em três eixos: política (Literatura da Periferia e Política: Trança de Raiz?), educação (Barreiras Visíveis e Invisíveis: Teorias e Práticas que Entrelaçam Educação e Literatura da Periferia) e estética (Entre as Frestas da Forma: Rachaduras e Horizontes).
Segundo os organizadores, a proposta é discutir quais são as aproximações ente a produção literária da periferia (oral e escrita) e a ação política inerente ao ser social. “Onde elas se encontram?” e se “é possível existirem separadas?” são as perguntas iniciais que provocam o debate.
Para o Coletivo Cultural Poesia na Brasa, “a literatura da periferia parece gritar em todos os seus temas. Nela o direito à existência é afirmado na denúncia e no amor, na dureza da narrativa e no gozo do verso e vice-versa”.
Na feira serão divulgadas obras produzidas por moradores das periferias, independente do gênero, e publicadas e distribuídas de forma autônoma ou por meio de editoras próprias e independentes.

O CCJ Ruth Cardoso está localizado na Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha.






Nenhum comentário:

Postar um comentário