segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atenção blogueiros de esquerda, cuidado com o raciocínio mecanicista, a queda de Kaddafi não tem nada de intervenção humanitária, trata-se de mais um ato de pirataria promovido pelas potências centrais do capitalismo


Essa manifestação é em Trípoli mesmo? Como quer fazer acreditar a mídia pró OTAN, e que alguns blogueiros que se dizem de esquerda estão divulgando por aí.

Estão divulgando essas imagens como se fosse Trípoli, tenho minhas dúvidas, creio que se trata de Benghazi. A mídia corporativa internacional (e brasileira, lógico) está soltando fogos em comemoração a queda do ditador do dia, Kaddafi (ou Gaddafi, sei lá). O que não vem a tona são as verdadeiras intenções dos "libertadores". 
De fato que o governo Kaddafi é/era uma ditadura vulgar, não obstante, o avanço em direção a democracia deve se efetivar de acordo com a dinâmica interna do desenvolvimento histórico do povo líbio, e não via bombas. Esse papo de intervenção humanitária remete ao século XIX, com desculpas desse jaez (intervenção humanitária, fardo do homem branco, civilização versus barbárie, agressão externa, etc) milhares de pessoas foram colonizadas, aculturadas e assassinadas. 
Infelizmente, tal tipo de pirataria prossegue, e é sempre a mesma história. Denúncias partidas de entidades internacionais, campanhas de mídia orquestradas, opiniões indignadas partidas de comentaristas de aluguel, mundo afora. E assim vamos, sempre a espera da próxima invasão/intervenção. Torcemos e festejamos por eventos sob os quais temos acesso apenas a ponta do iceberg, sabemos apenas o que nos é passado diretamente pelos interessados em saquear e pilhar povos inteiros. 
Infelizmente, aqueles que possuem uma visão minimamente clara sobre fatos como os que envolvem a crise líbia, são poucos e pouco podem contra o arsenal propagandístico do capital. Que o cidadão comum, com pouco acesso, ou tempo, ou vontade para se aprofundar sobre temas como a invasão da Líbia se deixe contagiar pela euforia pavloviana vendida pelo PIG vá lá. O que me incomoda é ver blogueiros, que se dizem de esquerda, comemorando o ASSALTO a todo um povo, uma intervenção desavergonhada, hipócrita e seletiva.


Não ponho em dúvida o caráter dessas pessoas, só lamento pelo cacoete mecanicista de seu pensamento, que não contextualiza, não contempla a longo prazo, e se atém pouco aos exemplos históricos, mesmo que recentes. 

Muitos dirão que foi o povo líbio que se livrou de Kaddafi, conversa mole, quem comanda os tais rebeldes são mercenários a soldo da OTAN, os mesmos que só conseguiram chegar em Trípoli graças aos bombardeios genocidas da mesma OTAN. Alguém tem dúvida sobre qual tipo de regime irá se instalar na Líbia com a queda do atual governo? Alguém realmente acredita nos ímpetos humanitários e democráticos do bando encabeçado por Obama-Merkel-Sarkozi-Brown? 

Há cerca de dez anos atrás teve gente que comemorou euforicamente a queda do ditador Sadam Houssein, de lá prá cá, mais de um milhão de pessoas morreram no Iraque. Se Kaddafi cair, ocorrerá o mesmo na Líbia. Daqui a dez anos estaremos comemorando a queda de outra "ditadura", sem nenhum constrangimento ao constatar a morte de outros milhões de "árabes terroristas", que é como o Ocidente encara tais povos e etnias.

     

3 comentários:

  1. Tenho exatamente o mesmo sentimento que o seu.

    Não há dúvidas de que Kaddafi era ou é-sei lá-um ditador abjeto,que no começo até poderia ter as melhores das intenções,como,acho,que de fato tinha,pois ele foi um dos líderes do movimento que derrubou uma monarquia subserviente aos interesses das potências ocidentais.E,suprema ironia,a bandeira do movimento rebelde é a da Líbia pré-Kaddafi,por que será?

    Acreditar que os EUA,Reino Unido e França,os líderes da intervenção,falidos como estão,iriam torrar bilhões de dólares apenas para proteger o povo líbio é ser ingênuo demais.Não é a toa que os líderes do movimento rebelde já declararam que em futuros contratos para a exploração do petróleo líbio,as empresas beneficiárias serão aquelas dos países que apoiaram o movimento.

    Existem bem mais interesses do que apenas petróleo.A Líbia nunca se submeteu aos ditames do FMI,Banco Mundial e outras agências de "desenvolvimento" ocidentais;o Banco Central da Líbia possuía bilhões de dólares em reservas;Kaddafi planejava liderar um movimento para integrar economicamente os países vizinhos e assim tentar sair da órbita de influência da Europa e EUA;não podemos esquecer do papel que a China tinha na Líbia;a Líbia tem uma posição estratégica no Mediterrâneo e Oriente Médio,de forma que o controle do país é fundamental para tentar isolar a Síria-alguém tem alguma dúvida de que o país é a bola da vez?basta ver que a guerra de propaganda já começou-e o Irã,únicos regimes que não se submetem aos EUA.

    Além do mais é muito perigosa a idéia de que o ocidente tem o direito de levar a democracia a quem quer que seja.Como você muito bem lembrou,o mesmo discurso,apenas com outras palavras,já foi usado no final do século XIX como uma das justificativas para o colonialismo e imperialismo que destruíram a África e Ásia.

    Gabriel Braga

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário Gabriel Braga, essa história de intervenções armadas em sequencia lembra aquele poema do Brecht, um dia eles levam o Iraque, noutro a Líbia, noutro a Síria, qualquer dia eles vem e nos levam, e como sempre, os mal intencionados e os inocentes úteis não farão nada.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. ENTÃO TÁ!!! DEIXE UM DITADOR NO PODER... O QUE A MIDIA FALA OU DEIXA DE FALAR NÃO VAI MUDAR A ORDEM DOS FATOS...ESTAMOS PASSANDO POR UM PERÍODO DE AMADURECIMENTO DAS DEMOCRACIAS...AINDA QUE NÃO VEMOS ISSO NO BRASIL ONDE O FISIOLOGISMO POLÍTICO AINDA ESTÁ NA ORDEN DO DIA...ME DESCULPE, MAS ESTAVA NA HORA DE ACABAR COM ESSE TIPO DE DITADORES...NÃO INTERESSA SE É OU NÃO UMA MANOBRA DA DIREITA OU DA ESQUERDA, POIS, JAMAIS VC VAI PODER CALCULAR AONDE UMA REVOLUÇÃO VAI PARAR...SE TUDO DER CERTO VAI NSASCER UMA DITADURA FRACA MANIPULADA CERTAMENETE, MAS MUITO MEHOR DO QUE UMA DITADURA...QUE VÃO HAVER GANHADORES, CLARO QUE VAI...

    ResponderExcluir