No passado era o "fardo do homem branco", hoje é "combate ao terrorismo" ou defesa da "democracia", quantos apelidos serão dados a pirataria até o fim do capitalismo?
Especialistas do Pentágono encontraram no Afeganistão uma grande jazida de minerais avaliada em cerca de um trilhão de dólares, noticiou hoje o diário The New York Times.
Segundo a informação, na jazida há grandes quantidades de ouro, cobalto, cobre, ferro e sobretudo lítio, um dos elementos mais cotados atualmente no mundo industrializado.
A descoberta poderia mudar radicalmente a economia afegã e impor outro curso à ocupação liderada pelos Estados Unidos no país centro-asiático, comenta o Times.
A exploração geológica realizada por especialistas estadunidenses e um agente interno do Departamento de Defesa recorda que o lítio é muito usado na fabricação de computadores e BlackBerrys.
A nova mina poderia converter-se em médio prazo na espinha dorsal da economia afegã, cujo produto interno bruto é de 12 bilhões de dólares anuais, apontou o analista Jalil Jumriany.
A exploração da mina levaria anos e o outro problema é que o Afeganistão nunca desenvolveu uma indústria pesada de envergadura e não conta com especialistas nem a estrutura necessária.
As faixas encontram-se dispersas pelo sul e leste da fronteira com o Paquistão, onde se desenvolvem muitas das ações bélicas do Pentágono contra a insurgência talibã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário