quarta-feira, 10 de junho de 2009

Paulista não sabe votar





Acabo de ler no blog do esquerdopata a pergunta: por que a direita sempre vence em São Paulo? Acho que ele se referia a todo o Estado, e não apenas a capital, pois aqui já venceram Luiza Erundina, em 1988, e Marta Suplicy, em 2001, prefeitas que fizeram ótimas gestões. Acho que o segredo está mesmo no interior, temos regiões inteiras na mão da direita, como o Vale do Paraíba, curral da Opus Dei, uma das regiões mais reacionárias do país, com exceção de São José dos Campos e Jacareí. Temos também a região de São José do Rio Preto, região de Marília, Barretos. Dentro da cidade de São Paulo temos a zona norte, Santana, Vila Maria, Mandaqui, região infestada de policiais, reduto eleitoral de vereadores como Wadih Mutran, deputados estaduais como Conte Lopes e Paulo Maluf. Temos também a região que vai do Paraíso ao Jabaquara, onde se encontra o grosso da colônia nipônica da cidade, reduto da deputada Zulaiê Cobra Ribeiro. Claro, sem contar os bairros nobres, como os Jardins, Higienópolis, Morumbi (da classe alta, com exceção de Paraísópolis). Certamente que há mais regiões, citei as de meu conhecimento. Também há áreas mais progressistas, como a Zona Oeste e partes da Zona Leste, dentro de São Paulo; fora da cidade temos o ABCD, Osasco e região; cidades historicamente mais a esquerda, como Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, São Carlos. Enfim, temos ilhas de exceção nesse Estado, o mais é reduto de conservadorismo ou ausência de postura e tradição política, os autênticos currais.

Juscelino Kubitschek certa feita disse que o povo de São Paulo não sabia votar, é sabido que o povo de São Paulo elegeu Fernando Collor de Melo; neste Estado venceram José Serra e Geraldo Alckmin, e é bem provável que aqui vença qualquer indicado do PSDB no ano que vem. Mas isso não vem de agora, por aqui passaram Adhemar de Barros, conhecido por “Adhemar rouba mas faz”, que tinha cerca de oito cofres abarrotados de dólares espalhados pelo país, um deles foi roubado por um comando da VPR em 1969. Também tivemos Janio Quadros, um fenômeno no final da década de cinqüenta, o homem da vassourinha, vedete da UDN, o fujão das “forças ocultas”. Por aqui também passou Orestes Quércia, o pai não reconhecido do PSDB, nem os tucanos o agüentaram, romperam com o PMDB e criaram esse monstro que agora nos assedia.

O que há de errado com eleitorado paulista? Creio que isso seja material para ser explorado em teses de doutorado. Historiadores, sociólogos e cientistas políticos mãos a obra. Sei que já existem estudos sobre o tema, já vi alguma coisa por cima, sobretudo sobre o malufismo. Há obras sobre o adhemarismo e o janismo também. A questão é entender o que se passa de uns tempos para cá. Mesmo com a falência moral quase completa da mídia, paulistas e paulistanos ainda se fiam no que lêem na Veja e na Folha, ou no que vêem na Rede Globo. Duas décadas de péssimas administrações tucanas e os paulistas ainda votam no PSDB. Saúde em péssimo estado, educação como assunto de piada, setor público mal pago, descontente; polícia despreparada, corrupta, dividida. Flagrantes de má gestão do dinheiro público, como os conchavos com a Editora Abril. E ainda assim o governador José Serra leva fácil a presidência, se depender dos paulistas, e de quebra o Alckmin, ou quem quer o governador apóie, também toma posse no Palácio dos Bandeirantes.

Como explicar isso?

Acho que as raízes são profundas, temos que vasculhar fundo na História daqueles que fundaram o pensamento deste Estado, temos que voltar para inícios do século vinte, aos barões do café, aos constitucionalistas de 32. Cristalizou-se toda uma ideologia conservadora neste Estado que não é fácil de ser quebrada, uma “ideologia bandeirante”, de desbravadores privados, com ojeriza ao restante do país, contrários ao poder central. Uma elite branca, arrogante, violenta, autoritária, de costas para o povo. É esta elite que domina ideologicamente São Paulo, e que tão cedo não vai deixar o poder. É esta elite que domina os principais meios de informação do país, que dita as regras aos seus capachos nos demais Estados. É esta elite que boçalizou os paulistas com seus formadores de opinião. È esta elite que dominar o país mais uma vez.

Há mais o que dizer, mas vou ficando por aqui.

5 comentários:

  1. Não sabe mesmo. Se soubesse, o Lula jamais teria um voto sequer aqui, nem qualquer outro político oriundo das regiões mais atrasadas do país. Além de sustentar cronicamente essas regiões, em que a corrupção é um sorvedouro insaciável do dinheiro público, a "elite branca, arrogante, violenta, autoritária e de costas para o povo" de São Paulo ainda vota, para presidente, nos políticos visceralmente corruptos com que elas costumam emporcalhar o país.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, você não defende o PIG, mete o pau na esquerda, é regionalista,, está acima das discussões cotidianas de nosso meio político, acho que você deve ser da extrema direita. Qual a tua, integralismo, fascismo, nazismo, white power, é fã do Marcos Mion, do Luciano Huk, do Miguel Falabella, ou é viuva da ditadura mesmo.

    ResponderExcluir
  3. As atribuições que você indevidamente me faz, pelo simples fato de estar expressando uma opinião diversa da que prevalece aqui, como pensamento único, revelam de pronto a intolerância e autoritarismo que são a marca registrada da corrente política de que é caudatário. Se essa corrente subjugar de vez o país, como está pretendendo fazer, é de se temer que coisas muito piores aconteçam com quem não lhes apóia as ambições hegemônicas, não é mesmo?

    ResponderExcluir