terça-feira, 31 de agosto de 2010

Festival de Veneza: filme sobre conflitos entre imigrantes e italianos será exibido





O 67º Festival de Cinema de Veneza mostrará na sexta-feira o filme Il sangue verde, dirigido por Andrea Segrè e patrocinado pela divisão italiana da Anistia Internacional, sobre os confrontos entre cidadãos do país e imigrantes ocorridos em janeiro deste ano.

A produção reconstitui os eventos e a violência que envolveram estrangeiros, moradores e policiais registrados na cidade calabresa de Rosarno, sul da Itália, sob a perspectiva e com o testemunho de sete imigrantes africanos.

Na ocasião, três dias de confrontos deixaram 60 pessoas feridas e levaram à prisão pelo menos outras dez. O caso ocorreu depois que dois estrangeiros foram atingidos por tiros de ar comprimido, o que gerou uma resposta violenta da comunidade. Os imigrantes depredaram carros, vitrines de lojas e cestos de lixo, e bloquearam estradas.
De acordo com a AI, Il sangue verde (O sangue verde, em tradução livre) foi rodado nas cidades de Rosarno, Caserta e Roma, e propõe um relatório daqueles dias e dos que se seguiram, dando voz a quem, enquanto protagonista, vem frequentemente sendo deixado em silêncio, restituindo, assim, a dignidade na narração em primeira pessoa.

Os africanos que falam sobre os atos são Abraham, John, Amadou, Zongo, Jamadu, Abraham e Kalifa, descrevendo como eram e como são agora suas vidas na Itália.

"Os confrontos de Rosarno e a sucessiva transferência forçada de mais de mil imigrantes que lá moravam mostraram como o tráfico de pessoas, a exploração do trabalho dos imigrantes e a falta de medidas concretas contra a xenofobia e o racismo constituem uma mistura explosiva, que põe em risco os direitos humanos de todos", afirmou a AI.

Na época, 1.128 africanos foram deslocados para outros dois centros de acolhida da região como consequência dos enfrentamentos.

"Esses temas ainda são atuais e a aproximação com as questões de imigração, ainda muito centradas na retórica anti-imigrantes e nas rejeições a todo custo, torna 'Il sangue verde' um documento precioso para ver e escutar", apontou a entidade humanitária.

O 67º Festival de Cinema de Veneza será iniciado amanhã e encerrado no dia 11. O filme sobre os protestos, que possui 57 minutos de duração, será exibido às 22h (17h no horário de Brasília) no terceiro dia do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário