quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Relatório de CPI no DF diz que mensalão do DEM financiou eleições de Roriz e Arruda


O outro careca só na encolha, o PIG protege




Ex-governador, Roriz quer quinto mandato à frente do governo do Distrito Federal

O relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Codeplan, também chamada de CPI da Corrupção, diz que o escândalo conhecido como mensalão do DEM começou em Brasília há dez anos, no então governo de Joaquim Roriz (PSC), hoje candidato a um quinto mandato de governador.

O documento, aprovado na tarde desta quarta-feira (25) afirma que a "podridão" do ex-governo de José Roberto Arruda "saiu das entranhas" de Roriz como e que a eleição de ambos - Roriz em 2002 e Arruda em 2006 - "foram financiadas por recursos públicos desviados por esse esquema de corrupção".

"O descaso com a lei, a absoluta falta de controle dos órgãos públicos, a ineficiência da fiscalização, a promiscuidade entre o público e o privado e a certeza da impunidade animaram um grupo considerável de pessoas a assaltar o Estado", afirma o relatório, aprovado por quatro dos cinco membros da CPI. O deputado Batista das Cooperativas (PRP), aliado de Arruda, não participou da sessão. O parecer pede ao Ministério Público o indiciamento de 22 pessoas, entre elas Roriz, Arruda e Paulo Octávio.

De acordo com o documento, "a gênese" do esquema de corrupção está no Instituto Candango de Solidariedade, que, só no governo Roriz, gastou R$ 1,9 bilhão. Entre 1999 e 2009, segundo o parecer, as principais áreas do governo das quais foram desviados recursos públicos foram: informática, publicidade, terras públicas, coleta e tratamento de lixo, do Detran (Departamento de Trânsito) e do Banco de Brasília. As empresas citadas no inquérito da Operação Caixa de Pandora receberam, entre 2000 e 2009, R$ 4,2 bilhões em contratos.

O esquema, de acordo com o relatório da CPI, era operado por meio de contratações emergenciais com dispensa de licitação, atrasos nos pagamentos e prestação de serviços sem cobertura contratual para posterior reconhecimento de dívida de modo ilícito, "além de outras formas espúrias que a engenhosidade dos corruptos cria para conduzir a gestão pública em seu proveito pessoal".

De acordo com o coordenador de comunicação da campanha de Roriz, Paulo Fona, o relator Paulo Tadeu (PT-DF) está fazendo um uso “totalmente eleitoral” da CPI.

- Relatório não tem a menor validade. Demorou 6, 7 meses, para ser concluído na véspera da eleição, tem como relator candidato do PT, que esqueceu de citar que o contrato da Codeplan surgiu no governo do PT.

O R7 tentou entrar em contato com o advogado de Arruda, Nélio Machado, mas ele não atendeu aos telefonemas na tarde de hoje. Paulo Octávio também não atendeu a reportagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário