domingo, 14 de junho de 2009

Diogo Mainardi também defende a tortura

Fascismo vem de berço 


Atualmente uma série de simpatizantes e ativistas da nossa direita vem defendendo a tortura, ou os torturadores, de maneira descarada. Bastou as vítimas dos militares golpistas passarem a exigir reparação de forma mais incisiva para as viúvas da ditadura saírem do armário.

Há as viúvas de sempre, como o pit bul babento Jair Bolsonaro, e também há os novatos (na defesa da tortura), como o poodle raivoso da direita brasileira, Diogo Mainard. O cachorrinho bravo da Veja ainda não teve a cara de pau de defender explicitamente a ditadura, mas a tortura ele defende (veja texto abaixo). Desvia o foco para a guerra santa estadunidense contra o "terror", mas tortura é tortura em qualquer lugar e em qualquer circunstância. 

Não é nada surpreendente Diogo Mainardi defender posições de extrema-direita, este parajornalista, como costuma dizer Luís Nassif, já se notabilizou por suas idéias fascistas. Para quem não sabe, Diogo é filho de Ênio Mainardi, publicitário que muito lucrou na década de setenta, liderando uma das agências de publicidade mais importantes do período. É público e notório que as agências deste período encheram seus cofres agarradas ao regime militar.

Diogo Mainardi tem berço, seu pai é o melhor amigo de um sujeito chamando Pimenta Neves, leia trecho abaixo:


“O Pimenta matou a Sandra. Se eu repetir essa frase quatrocentas mil vezes, ainda me fica difícil acreditar. O Pimenta??! Isso é inaceitável, porque o Pimenta, meu amigo, não faz a figura do assassino. E ainda que ele tenha voluntariamente confessado o crime, ainda assim, para mim, não consigo enxergar o Pimenta como sendo um assassino. Não o amigo que eu tenho há mais de quarenta anos. O máximo que posso humanamente admitir é que ele cometeu um assassinato. O que não o transforma, para mim, num “assassino”. (www.pimentaneves.com.br)


Ênio Mainardi não só depôs a favor de Pimenta Neves, como o escondeu quando a polícia o procurava por seu crime covarde, o assassinado de Sandra Gomide, em 2000, com dois tiros pelas costas. Aliás, Pimenta era diretor de redação do Estadão. Como podemos ver, são todos uma família, Veja, Estadão, tortura, assassinato.

Não é de se estranhar as posições do irritadinho Mainardi filho, aprendeu com o pai, ou com o "titio" Pimenta Neves, compadre do Mainardi pai.

A tortura da CIA e a pergunta de Cheney


O prisioneiro é amarrado a uma prancha, com os olhos tapados e um pano enfiado na boca. Os interrogadores despejam água em seu rosto, sufocando-o. Essa foi uma das técnicas de interrogatório empregadas por agentes da CIA contra os terroristas da Al-Qaeda - a técnica do afogamento. Barack Obama chamou-a de tortura. Nós, os defensores da prática, impenitentes, preferimos chamá-la burocraticamente de "técnica incrementada de interrogatório".

Quem está certo? Barack Obama está certo: é tortura. Uma tortura mansa, dócil, amena, tanto que alguns jornalistas se submeteram espontaneamente a ela. E se um jornalista encara o sofrimento, é sinal de que qualquer um pode encará-lo. Mesmo assim, é tortura. E tortura é sempre imoral. Mas a pergunta repetida insistentemente por Dick Cheney, depois que Barack Obama decidiu divulgar o relatório sobre os episódios de tortura praticados pela CIA, tem de ser respondida: é mais imoral torturar um terrorista ou permitir um atentado? Porque esse é o melhor argumento usado por Dick Cheney. Ele garante que a técnica do afogamento salvou vidas, impedindo uma nova série de atentados nos Estados Unidos, nos mesmos moldes dos ataques de 11 de setembro de 2001. Ele garante também que a prova desse fato está contida nos documentos da CIA que Barack Obama, até agora, preferiu omitir, mantendo o sigilo.

O que se sabe com certeza é que Khalid Shaikh Mohammed, acusado de ser o organizador dos atentados de 11 de setembro, foi capturado nos primeiros meses de 2003, numa cidade paquistanesa. Interrogado sobre os planos da Al-Qaeda para novos atentados terroristas nos Estados Unidos, ele se limitou a dizer: "Esperem para ver". Em vez de esperar para ver, a CIA torturou-o com a técnica do afogamento. Sim: 183 vezes. Sim: deu resultado. Depois de alguns dias, Khalid Shaikh Mohammed dedurou um terrorista conhecido como Hambali, cuja captura permitiu o desmonte de uma célula composta por 17 membros da Jemmah Islamiyah, que tinha planos para realizar uma "Segunda Onda" de atentados contra os Estados Unidos, na Costa Oeste. Quantas vidas foram salvas com isso? É o que os documentos da CIA podem ajudar a esclarecer.

Os interrogadores da CIA foram comparados aos torturadores de Pol Pot. Do mesmo modo que a guerra no Iraque foi comparada às Cruzadas, Gaza foi comparada ao gueto de Varsóvia e a crise financeira do ano passado foi comparada à de 1929. Nós estamos numa era de embustes históricos, usados para camuflar a propaganda eleitoreira. É perturbador admitir que a tortura, aplicada de maneira limitada - contra Khalid Shaikh Mohammed e outros dois terroristas -, num período igualmente limitado - nos meses posteriores aos atentados de 11 de setembro de 2001 -, possa ter contribuído para salvar centenas de pessoas. Mas os fatos perturbadores precisam ser questionados sem medo, mesmo que a resposta contrarie tudo aquilo em que sempre acreditamos. O erro é "esperar para ver". Ninguém deve esperar para ver.


21 comentários:

  1. Isso mesmo! Não devemos defender quem defende ditaduras, tanto á direita quanto à esquerda, muito menos indenizá-los pelos seus atos de terrorismo, como vem acontecendo no Brasil! Se não for demais, não deveríamos, também, acoitar terroristas internacionais, sejam oriundos da Colômbia, da Itália ou de qualquer outro país do mundo. Por fim, não devemos permitir que o nosso país caminhe, bovinamente, para uma ditadura comunopopulista, como também vem acontecendo, com a leniência e a cumplicidade de quase todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você diz isso porque não conhece ninguém que teve a vida mudada pela ditadura.

      Excluir
  2. Cappacete disse:

    Você não é o John Bastos?

    ResponderExcluir
  3. Mais um bom e velho representante anônimo da direita escrota! Cappacete, corta o anonimato do seu blog, cara! A raça reaça nunca mais vai falar besteiras por falta de coragem de dar a cara a tapa! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Aí está um legítimo representante da ala civilizada da esquerda, recorrendo ao seu habitual repertório de desaforos e ameaças para desqualificar e intimidar quem pensa diferente dele. Se não fosse civilizado, faria, por certo algo muito pior, na esteira daquilo que os seus próceres no Brasil e no mundo sempre fizeram sistematicamente com os adversários políticos.
    Compostura. homem, que a vida é curta e bela demais para ser pequena!

    ResponderExcluir
  5. A ditadura esta ai pessoas, e acredite, eu sou a mais pessimista, esta será eterna! Só vai mudar de nome.

    ResponderExcluir
  6. Como tem gente ignorante nesse pais de lulas e cobaias sem terras sem vergonhas sem respeito prefiro me radicar para sempre em outro pais do qu ver minha patria amada continuar sendo achacada por ratos famigerados analfabetos sindicalistas insanos possessos pela volupia de enganar e roubar nossas almas...

    ResponderExcluir
  7. jk, boa ideia!!Go baCK, PAL, HASTA LA VISTA!!cOMPRA UM ILHA NOS eMIRADOS !

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que o Diogo Mainardi é filho de um importante publicitário
    da época da ditadura militar. Isso explica muita coisa sobre esse jornalista antipatico e fatualista, sua formação cercada de dinheiro e conforto deve ter sido responsável por sua atitude critica e superior a tudo que o cerca. Outro dia no Manhattan Conection ele citou Aristofanes,
    é o máximo da pretensão se comparar aos sábios gregos.
    Por outro lado eu não sei quem deu esse direito de ele arrazar com o Brasil e com os brasileiros num programa internacional. Tudo aqui no
    Brasil não presta, para ele o nosso país é um mar de analfabetos e um lamaçal de corrupção, ninguem se salva de sua língua viperina. Seria melhor ele ficar na Europa para resto de sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pai, caro Anônimo, também era da época da ditadura militar, assim como sua mãe. O que tem a ver uma coisa com outra? A midia deveria ter centenas de Diogos, para denunciar essa sujeirada toda que a imprensa chapa-branca obviamente não faz.

      Excluir
  9. Caros,

    Deviamos ser é gratos a Diego Mainardi pelos serviços prestados a sociedade Brasileira.

    Capaccete, mais um pouco, voce ira defender Lula, e todos os lulistas corruptos que destorcem nossa democracia.

    Abre o olho rapaz!

    Abraços,
    Geronimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!Gerônimo você disse Tudo. É fundamental para qualquer país-que preza pela liberdade de expressão- ter jornalistas Sensacionalistas."Atiçar" a população para assuntos de interesse de todos, mas que,também por interesse- só que de alguns- fica omitido é como disse, fundamental.
      Tenham a certeza de que se tivéssemos uma mídia sensacionalista com escritores competentes como Diogo e consolidada como o finado News Of The Week da Inglaterra, os escândalos nacionais seriam desmascarados mais rapidamente e de forma menos traumátia para o herário nacional.

      Abraços,

      Lucas

      Excluir
    2. Quem diria hein... Nunca imaginei que fosse ver alguém defendendo o Rupert Murdoch, na boa Lucas, se vc não ta tirando nenhum tutu nessa vc é um cara com sérios problemas psicológicos...

      Excluir
  10. Caro Geronimo

    Defendo Lula sim, não sou lulista, mas basta verificar os números e comparar Lula a seus antecessores... Nao se deixe levar pela mídia golpista. Se o Lula é tao ruim assim, quem sera bom governante então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem discorda de vocês é automaticamente tachado de golpista. Qual é a democracia que vocês defendem? É só a do voto? Opinião contrária não pode? Tem que ser eliminada?
      Quanto a números, basta ver o que acontece quando a situação externa não ajuda. Taí o governo Dilma, com crescimento pífio, nível de investimento muito aquém do necessário e tendo que dar o braço a torcer e apelar para as "privatarias", kkkkk!

      Excluir
    2. Democracia só do voto??? Que tipo de democracia vc defende, a ateniense do seculo V antes de cristo? Ou a democracia do instituto IPES-IBAD?

      Excluir
  11. Caro anônimo,

    O dito mundo desenvolvido esta em crise a mais de dez anos, a recessão só chegou agora por aqui, mesmo assim, compare os índices de desemprego no Brasil e na Europa... Nao se deixe levar pela pregação catastrofista do PIG, esses caras não defendem nossos interesses, imagino que vc seja trabalhador, não se iluda com os jornalistas de aluguel a soldo do capital financeiro, repito, nossos interesses enquanto trabalhadores brasileiros passam longe dos planos desse 1% que controla toda a mídia corporativa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ter um blog e escrever “a mais de dez anos” é de doer. Há mais de dez anos. A forma do seu texto corresponde ao conteúdo.

      Excluir
    2. Eu mereço esse puxão de orelha...

      Excluir
  12. Vc devia tirar esse lixo do ar,

    Péssimo...

    ResponderExcluir
  13. O Diogo é um dos jornalistas mais lúcidos deste pobre país. E daí que ele vem de uma família endinheirada? O Eduardo Suplicy também vem e nenhuma anta paquidérmica da esquerda o acusa por isto.

    ResponderExcluir