sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Globo x Record: a disputa pelo futebol na TV racha os clubes

Vermelho

Em agosto de 2010, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) derrubou algumas facilidades da TV Globo para aquisição dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Essa boa notícia abriu possibilidade de que outros canais assumam o torneio — surgiu até a ideia de mudar o horário das partidas.


Com a decisão do Cade, o Clube dos 13 — que representa os principais times — rachou. Os canais interessados devem apresentar suas propostas ao Clube dos 13 no próximo mês, e alguns clubes já ficam ao lado da Record, devido sobretudo à promessa da emissora de injetar mais dinheiro no futebol.

Se conseguir fechar contrato com a CBF, a Record deterá a transmissão exclusiva de uma série de eventos de peso — como os dois Brasileiros, mais os já adquiridos Jogos Pan-Americanos 2011 e Olimpíada 2012. Haveria, assim, uma saudável democratização na transmissão de eventos esportivos.


A outra ala do Clube dos 13, temerosa das consequências de uma mudança dessas, apoia a manutenção do atual contrato, que garante a transmissão do Brasileiro na Globo e na Band. Há desconfiança de que a Record — caso consiga os direitos — não atinja os índices da Globo no mesmo horário.

"A audiência dos jogos da 4ª. feira seria bem menor que a atual. Hoje uma partida durante a semana recebe com aproximadamente 40 pontos de audiência de um pgm da Globo (novela), enquanto o pgm da Record entregaria na média de 10 pontos. Resumindo, 4 vezes menos", diz o documento.


A tese, no entanto, é duvidosa sob muitos aspectos. O público predominante das novelas globais é feminino, ao passo que os homens prevalecem entre espectadores do futebol. Tampouco é verdade que as novelas da 9 na Globo têm média de 40 pontos de audiência. A última delas, Passione, chegou ao fim no dia 13 com apenas 35,1 pontos em média no Ibope. Foi a pior audiência já registrada nesta década pela emissora na chamada “faixa nobre” das 21 horas.

Desde 2005, cada novo folhetim da Globo amarga um recorde negativo de audiência. Foi assim com América (49,4 pontos), Belíssima (48,5), Páginas da Vida (46,8), Paraíso Tropical (42,8), Duas Caras (41,1), A Favorita (39,5),Caminho das Índias (38,8) e Viver a Vida (35,8) — até o recente fiasco dePassione (35,1). Para confirmar a regra, a novela Insensato Coração, em exibição desde segunda-feira (16), registrou no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, minguados 27 pontos.

Os clubes pró-Globo, no entanto, apostam no alarmismo. Insinuam que, caso perca o Brasileirão, a decadente emissora carioca boicotará o torneio e passará a adotar uma programação mais agressiva nas quartas-feiras e aos domingos para roubar audiência — como os filmes blockbusters. Mas quais foram os últimos filmes exibidos na Globo que tiveram mesmo bom ibope? Além disso, por que nem ao menos testar a mudança, antes de desqualificá-la?







2 comentários:

  1. Mudança já, assisto o futebol pela TV bandeirantes que para mim é a melhor da Tv aberta, um pré jogo de quase uma hora e um pós jogo respeitável, a globo entra no ar já copm dois comerciais e sai sem mais nem menos "apita o juiz, globo a gente se vê por aqui" e ai a gente fica no vacuo, quando passava o paulista na Record eu goistava muito de assitir para ver o jogo narrado se não me engano pelo Éder Luiz

    ResponderExcluir
  2. E olha que a Globo é dona da CBF... Ela não vai aceitar facilmente essa.

    ResponderExcluir