quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Record quer unir emissoras contra monopólio da Globo no futebol


Nessa noite de alegrias futebolísticas, mais uma boa notícia.
Chega de futebol depois da novela da meia noite!

Vai Palmeiras!

E o Corinthians hein... 



A cerca de 20 dias da entrega das propostas oficiais das TV’s para a exibição dos Campeonatos Brasileiros de 2012 e 2013, aumenta o racha no Clube dos 13. Os times que integram a entidade estão divididos e não chegam a um acordo sobre qual a melhor e mais lucrativa fórmula ou proposta das TV’s para o futebol.


De acordo com as novas regras, a Globo perdeu a “preferência” e exclusividade no direito de compra do torneio. A emissora exerceu esse direito por décadas. Agora, todas as emissoras podem concorrer em pé de igualdade, embora poucas tenham dinheiro suficiente para bancar um pacote de exclusividade. 

O fato é que alguns dirigentes acham perigoso a Globo sair de vez das transmissões. Teme-se não só ganhar menos dinheiro com anunciantes, venda de publicidade em estádio e produtos ligados aos times, como também perder ibope, já que a audiência da Record nos horários de jogos é muito menor que a da Globo.

Ciente da pressão que a rival Globo vem exercendo sobre os clubes nas últimas semanas, a Record acena agora com uma nova proposta: sugere que todos os canais possam se unir e comprar os direitos em conjunto. E que cada emissora detentora de direitos, prevê a Record, possa passar o jogo que bem entender, e na hora de sua realização normal.

É uma clara ameaça de desobediência aos horários impostos pela Globo ao Clube dos 13, de acordo com o interesse de sua grade de programação. A Globo obviamente é contra essa proposta e tenta convencer a Band a rejeitá-la. No entanto, a Band e a RedeTV! também estariam sendo alvo de assédio por parte da Record, que lhes acena com melhor tratamento na divisão dos jogos.

Ninguém fala em cifras, mas especula-se que a Record possa oferecer de R$ 750 milhões a R$ 1 bilhão pelos direitos do Brasileiro 2012 e 2013. A emissora já tem exclusividade da Olimpíada de 2012, em Londres.





Um comentário:

  1. É uma proposta bem mais interessante e até mais lucrativa para os clubes. Tomara que esses demônios do C13 não arreguem e, mais uma vez, condicionem o futebol brasileiro à Rede Globo!

    ResponderExcluir