domingo, 20 de fevereiro de 2011

Iraniano é vencedor do Urso de Ouro






O diretor iraniano Asghar Farhadi comemora a vitória de "Jodaeiye Nader Az Simin" erguendo o Urso de Ouro
Causou nenhuma surpresa o anúncio de “Jodaeiye Nader az Simin” ("Nader e Simin, uma Separação"), dirigido por Asghar Farhadi, como ganhador do Urso de Ouro do 61º Festival de Berlim, na noite deste sábado (19). Desde que foi exibido, o filme estava no topo das listas de favoritos do evento.
O Grande Prêmio do Júri, espécie de segundo lugar, ficou com “A Torinói Ló”, de Béla Tarr, enquanto o alemão Ulrich Köhler levou o prêmio de direção pelo longa-metragem “Schlafkrankheit”.
O elenco feminino de “Jodaeiye Nader az Simin”, formado por Leila Hatami, Sarina Farhadi e Sareh Bayat, ganhou o Urso de Prata de melhor atuação na categoria. O Urso de Prata de melhor atuação masculina foi para o elenco do mesmo filme, representado no palco por Babak Karimi, Peyman Moadi e Ali-Asghar Shahbazi.

Cena de "Jodaeiye Nader az Simin": filme iraniano é o grande vencedor do Festival de Berlim

O melhor roteiro, segundo o júri presidido por Isabella Rossellini, foi o de “The Forgiveness of Blood”, de Joshua Marston e Andamion Murataj.
A fotografia e a direção de arte de “El Premio” ganharam ursos de Prata de maior contribuição artística. 
O Alfred Bauer Prize, concedido ao longa-metragem que alarga os horizontes do cinema, foi para “Wer Wenn Nicht Wir”, de Andres Veiel.

O júri da competição de longas-metragens era formado pela atriz Isabella Rossellini, a produtora australiana Jan Chapman, a atriz alemã Nina Hoss, o ator indiano Aamir Khan, o cineasta canadense Guy Maddin e a figurinista inglesa Sandy Powell. O diretor iraniano Jafar Panahi não pôde comparecer por estar preso.
O melhor filme de estreante foi “On the Ice”, de Andrew Okpeaha MacLean, segundo o júri formado pela produtora alemã Bettina Brokemper, o escritor israelense Assaf Gavron e a diretora marroquino-israelense Michele Ohayon. Concorriam primeiros filmes de todas as seções do festival. Houve menção especial foi para “The Guard”, de John Michael McDonagh, e para “Die Vaterlosen”, de Marie Kreutzer.
“Paranmanjang”, de Park Chan-wook e Park Chan-kyong, ganhou o Urso de Ouro como melhor curta-metragem do festival. “Pu Seo Jim Bam”, de Yang Hyo-joo, levou o Urso de Prata. A menção especial foi para “Fragen an Meinen Vater”, de Konrad Mühe.

    2 comentários:

    1. JÚRI presidido por Isabella Rosellini,cuidado esta atriz é uma SIONISTA FANÁTICA como a sua mãe Ingrid Bergman que no final de sua vida fez um telefilme cujo papel que representava era da racista,terrorista,sionista e neocolonista GOLDA MEIR.

      ResponderExcluir
    2. Dessa eu não sabia, boa observação, em todo caso vale conferir o filme, os iranianos mandam bem.
      Abs!

      ResponderExcluir