sábado, 8 de janeiro de 2011

Você não desenha nada! Aprenda com Benício, um dos maiores ilustradores do cinema brasileiro


Deixando de lado as questões ideológicas, trata-se de um puta desenhista


 Seria um crime não dedicar uma coluna dessa série para o grande mestre brasileiro dos desenhos. 8 em cada 10 ilustradores são fãs do Benício. Digo 8 porque tem um que ainda não conhece e outro que faz caretinha para realismo.

Benício nos deu o prazer de tê-lo na oitava edição da Revista IdeaFixa (Auto-Retrato) e também está noprimeiro livro da IdeaFixa. E está nos cartazes de vários filmes conhecidos até por quem achava que não conhecia o trabalho dele. Ninguém melhor para descrevê-lo do que o próprio:

“José Luís Benício ou simplesmente Benício. É um ilustrador brasileiro nascido em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Em 1936. Iniciou sua carreira aos 16 anos como aprendiz de desenhista na Clarim Publicidade, em Porto Alegre. Em 1953, já no Rio de Janeiro, começou a trabalhar na Rio Gráfica Editora como auxiliar de desenhista. A partir de 1961 ingressou na McCann Erickson Publicidade onde realizou importantes trabalhos para a Coca-Cola, Esso e outros grandes clientes. Em 1963, já consagrado, mudou-se para Denison Propaganda. Na década de 70 criou cerca de 300 cartazes para o cinema, incluindo os 30 de “Os Trapalhões”, além de sucessos do cinema nacional como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “Independência ou Morte”. Em 1982 entrou para a Artplan Comunicações, onde ficou 20 anos”



























Nenhum comentário:

Postar um comentário