quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sandino, presente!




Nosotros iremos hacia el sol de la libertad o hacia la muerte; y si morimos, nuestra causa seguirá viviendo. Otros nos seguirán.
Augusto César Sandino


Finalmente a América Latina está reconhecendo seus verdadeiros heróis, assim como Zumbi no Brasil, Sandino foi reconhecido o herói máximo de seu povo.



Assembléia Nacional da Nicarágua declarou oficialmente ao general Augusto César Sandino Herói do país em reconhecimento a sua luta em defesa da soberania em frente à intervenção imperialista.

A proposta foi apresentada pelo presidente do Parlamento, o sandinista René Núñez, em outubro passado, para render homenagem a Sandino (1895-1934), ao outorgar-lhe um reconhecimento já existente de fato para a maioria de seu povo.

Os deputados destacaram a importância de que os nicaragüenses reconheçam que Sandino plasma com suas ações a plenitude da soberania e a independência política e econômica do país.

O projeto foi aprovado pelos 88 deputados assistentes ao plenário.

Em sua sustentação, o texto propõe que o General de Homens Livres é modelo e pauta a seguir como outros Heróis Nacionais, entre eles o general José Dolores Estrada, Andrés Castro, o general Benjamín Zeledón, e o educador Emmanuel Mongalo.



Um comentário:

  1. E Chico Science diria "Viva Zapata! Viva Sandino! Viva Zumbi! Antonio COnselheiro e todos os panteras negras! Lampião, sua imagem e semelhança!...

    ResponderExcluir