quarta-feira, 9 de março de 2011

Os EUA-OTAN tentaram golpe de Estado na Líbia?


Infelizmente, a Líbia está com cara de "novo Iraque". Um ditador vulgar e sanguinário, muito petróleo, uma população dividida, canalhas por todos os lados, inocentes úteis; e os olhos gordos do Tio Sam, como sempre, sedentos de sangue. Que Alá ajude o povo líbio a se livrar dos saqueadores, de olho em sua riquezas. 


Do excelente blog redecastrophoto


 

Michel Chossudovsky

Os EUA e a OTAN estão apoiando uma insurreição armada na Líbia Oriental, tendo em vista justificar uma “intervenção humanitária”. 

Isto não é um movimento de protesto não violento como no Egito e na Tunísia.

As condições na Líbia são fundamentalmente diferentes. A insurreição armada na Líbia Oriental é apoiada diretamente por potências estrangeiras. A insurreição em Benghazi imediatamente arvorou a bandeira vermelha, negra e verde com o crescente e a estrela: a bandeira da monarquia do rei Idris, a qual simbolizava o domínio das antigas potências coloniais. (Ver Manlio Dinucci, A Líbia no grande jogo da nova partição da África redecastorphoto/Vila Vudu, Febraury 28, 2011) 

Conselheiros militares e forças especiais dos EUA e OTAN já estão no terreno. A operação foi planejada para coincidir com o movimento de protesto em países árabes vizinhos. A opinião pública foi levada a acreditar que o movimento de protesto havia-se espalhado espontaneamente da Tunísia e do Egito para a Líbia. 

A administração Obama em consulta com os seus aliados está ajudando uma rebelião armada, nomeadamente uma tentativa de golpe de Estado.

“A administração Obama está pronta a oferecer“qualquer tipo de assistência” a líbios que procurem derrubar Moammar Kadafi, secretária de Estado Hillary Clinton [27 Fevereiro]. “Temos estado a estender a mão a muito diferentes líbios que estão a tentar organizar-se no Leste e para que a revolução mova-se também em direção Oeste”, disse Clinton. “Penso que é demasiado cedo para dizer como isto vai terminar, mas temos de estar prontos e preparados para oferecer qualquer espécie de assistência que alguém pretenda ter dos Estados Unidos”. Há esforços encaminhados para formar um governo provisório na parte Leste do país onde a rebelião começou em meados do mês. 

Os EUA, disse Clinton, estão ameaçando mais medidas contra o governo de Kadafi, mas não disse o que eram ou quando poderiam ser anunciadas. 

Os EUA deveriam “reconhecer algum governo provisório que eles estejam a tentar por de pé...” [McCain] 

Lieberman falou em termos semelhantes, urgindo “apoio tangível, uma zona de interdição de voo, reconhecimento do governo revolucionário, o governo de cidadãos e apoiá-los com assistência humanitária e eu lhes forneceria armas. (Clinton: US ready to aid to Libyan opposition - Associated, Press, February 27, 2011, sublinhados do autor)

A INVASÃO PLANEJADA 

Uma intervenção militar é agora contemplada pelas forças dos EUA e OTAN sob um “mandato humanitário”.

“Os Estados Unidos estão movendo forças navais e aéreas na região” parapreparar o conjunto completo de opções” na confrontação com a Líbia: o porta-voz do Pentágono, Cor. Dave Lapan, dos Fuzileiros Navais, fez este anúncio [1º. de Março]. Ele disse que “foi o presidente Obama que pediu aos militares para prepararem-se para estas opções”, porque a situação na Líbia está ficando pior”. (Manlio Dinucci, Preparing for "Operation Libya": The Pentagon is "Repositioning" its Naval and Air Forces... , Global Research, March 3, 2011, sublinhado do autor)

O objetivo real da “Operação Líbia” não é estabelecer democracia, mas sim tomar posse das reservas de petróleo líbias, desestabilizar a National Oil Corporation (NOC) e finalmente privatizar a indústria petrolífera do país, nomeadamente transferir o controle e a propriedade da riqueza petrolífera da Líbia para mãos estrangeiras. A National Oil Corporation (NOC) está classificada entre as 100 principais companhias de petróleo (A Energy Intelligence classifica a NOC no 25º lugar entre as 100 principais companhias do mundo. –Libyaonline.com).

A Líbia está entre as maiores economias petrolíferas do mundo com aproximadamente 3,5% das reservas de petróleo globais, mais do que o dobro daquelas dos EUA. (para mais pormenores ver a Parte II deste artigo, “Operação Líbia e a batalha pelo petróleo”) 

A planejada invasão da Líbia, que já está em curso, faz parte do conjunto mais vasto da “Batalha pelo petróleo”. Cerca de 80 por cento das reservas petrolíferas da Líbia estão localizadas na bacia do Golfo de Sirte da Líbia Oriental. (Ver mapa abaixo) 

As concepções estratégicas por trás da “Operação Líbia” recordam empreendimentos militares anteriores dos EUA-OTAN na Iugoslávia e no Iraque. 

Na Iugoslávia, forças dos EUA-OTAN desencadearam uma guerra civil. O objetivo era criar divisões políticas e étnicas, as quais finalmente levaram à fragmentação de todo um país. Este objetivo foi alcançado através do financiamento encoberto e do treino de forças paramilitares armadas, primeiro na Bósnia (Bosnian Muslim Army, 1991-95) e a seguir no Kosovo (Kosovo Liberation Army (KLA), 1998-1999). Tanto no Kosovo como na Bósnia, a desinformação da imprensa internacional (incluindo mentiras rematadas e falsificações) foram utilizadas para apoiar afirmações dos EUA-UE de que o governo de Belgrado havia cometido atrocidades, justificando dessa forma uma intervenção militar com razões humanitárias. 

Ironicamente, a “Operação Jugoslávia” agora está nos lábios dos feitores da política externa estadunidense: o senador Lieberman “comparou a situação na Líbia aos acontecimentos nos Balcãs na década de 1990 quando, disse ele, os EUAintervieram para travar um genocídio contra os bósnios. E a primeira coisa que fizemos foi proporcionar-lhes as armas para defenderem-se. Isso é o que penso que podemos fazer na Líbia”,. (Clinton: US ready to aid to Libyan opposition - Associated, Press, February 27, 2011, sublinhado do autor)

O cenário estratégico seria pressionar rumo à formação e reconhecimento de um governo interino da província secessionista, tendo em vista finalmente fragmentar o país. 

Esta opção já está a caminho. A invasão da Líbia já começou.

“Centenas de conselheiros militares estadunidenses, britânicos e franceses chegaram à Cirenáica, a província separatista do Leste,... Os conselheiros, incluindo oficiais de inteligência, foram lançados de navios de guerra e navios de mísseis nas cidades costeiras de Benghazi e Tobruk” (DEBKAfile, US military advisers in Cyrenaica, February 25, 2011)

Forças especiais dos EUA e aliados estão no terreno na Líbia Oriental, proporcionando apoio encoberto aos rebeldes. Isto foi reconhecido quando comandos britânicos das Forças Especiais SAS foram presos na região de Benghazi. Estavam atuando como conselheiros militares para forças de oposição:

“Oito comandos de forças especiais britânicas, numa missão secreta para colocar diplomatas britânicas em contacto com oponentes destacados do Cro. Muammar Kadafi na Líbia, acabaram humilhados depois de terem apoiado forças rebeldes na Líbia Oriental”, informa o Sunday Times de hoje. 

“Os homens, armados, mas à paisana, afirmaram que foram verificar as necessidades da oposição e oferecer ajuda(Top UK commandos captured by rebel forces in Libya: Report, Indian Express , March 6, 2011, sublinhado do autor)

As forças SAS foram presas quando escoltavam uma “missão diplomática” britânica a qual entrou ilegalmente no país (sem dúvida de um navio de guerra britânico) para discussões com líderes da rebelião. O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico reconheceu que “uma pequena equipe diplomática britânica foi enviada à Líbia Oriental para iniciar contactos com a oposição rebelde”. U.K. diplomatic team leaves Libya - World - CBC News , March 6, 2011). 

Ironicamente, as reportagens não só confirmam a intervenção militar ocidental (incluindo várias centenas de forças especiais), como também reconhecem que a rebelião se opunha firmemente à presença ilegal de tropas estrangeiras sobre o solo líbio:

“A intervenção da SAS enraiveceu figuras líbias da oposição as quais ordenaram que os soldados fossem trancados numa base militar. Oponentes de Kadafi temem que ele possa utilizar qualquer evidência de interferência militar ocidental para congregar apoio patriótico para o seu regime”. (Reuters , March 6, 2011)

O “diplomata” britânico capturado com soldados das forças especiais era membro da inteligência britânica, um agente do MI6 numa “missão secreta”. (The Sun, March 7, 2011).

Declarações dos EUA e OTAN confirmam que estão sendo fornecidas armas às forças de oposição. Há indicações, embora não prova clara até agora, de que foram entregues armas aos insurgentes antes do desencadeamento da rebelião. Com toda probabilidade, conselheiros militares e de inteligência dos EUA e OTAN também estavam no terreno antes da insurreição. Este foi o padrão aplicado no Kosovo: forças especiais apoiando e treinando o Kosovo Liberation Army (KLA) nos meses que antecederam a campanha de bombardeamento de 1999 e a invasão da Jugoslávia. 

Tal como os acontecimentos se desdobram, contudo, forças do governo líbio recuperaram controle sobre posições rebeldes:

“A grande ofensiva das forças pró-Kadafi lançadas [4 Março] para arrebatar das mãos dos rebeldes o controle das cidades e centros petrolíferos mais importantes da Líbia resultou [5 Março] na recaptura da cidade chave de Zawiya e da maior parte das cidades petrolíferas em torno do Golfo de Sirte. Em Washington e Londres, a conversa da intervenção militar ao lado da oposição líbia foi emudecida pela percepção de que a inteligência de campo de ambos os lados do conflito líbio era demasiado incompleta para servir de base à tomada de decisões”. (Debkafile, Qaddafi pushes rebels back. Obama names Libya intel panel, March 5, 2011, sublinhado do autor)

O movimento da oposição está fortemente dividido quanto à questão da intervenção estrangeira. 

A divisão é entre o movimento das bases por um lado e os “líderes” apoiados pelos EUA da insurreição armada que são a favor da intervenção militar estrangeira por "razões humanitárias". 

A maioria da população líbia, tanto os apoiantes como os oponentes do regime, é fortemente oposta a qualquer forma de intervenção externa. 

DESINFORMAÇÃO DA IMPRENSA INTERNACIONAL 

Os vastos objetivos estratégicos subjacentes à invasão proposta não são mencionados pelos media. A seguir a uma campanha enganosa da imprensa internacional, em que notícias eram literalmente falsificadas sem relação com o que realmente estava acontecendo no terreno, um amplo setor da opinião pública internacional concedeu o seu firme apoio à intervenção estrangeira, por razões humanitárias. 

A invasão está na prancheta do Pentágono. Está destinada a ser executada independentemente dos desejos do povo da Líbia incluindo o dos oponentes do regime, os quais têm exprimido a sua aversão à intervenção militar estrangeira em desrespeito da soberania da nação. 

POSICIONAMENTO DA FORÇA NAVAL E AÉREA 

Caso esta intervenção militar fosse executada resultaria numa guerra geral, uma blitzkrieg, implicando o bombardeio tanto de alvos militares como civis. 

A este respeito, o general James Mattis, comandante do U.S. Central Command (USCENTCOM), declarou que o estabelecimento de uma “zona de interdição de vôo” envolveria de fato uma campanha de bombardeio geral, que alvejasse entre outras coisas o sistema de defesa aérea da Líbia.

“Seria uma operação militar – não seria suficiente dizer às pessoas para não voarem com aviões. Teria de ser removida a capacidade de defesa aérea a fim de estabelecer uma zona de interdição de voo, que não haja ilusões quanto a isto”. (U.S. general warns no-fly zone could lead to all-out war in Libya, Mail Online, March 5, 2011, sublinhado do autor).

Uma força naval dos EUA e de aliados foi posicionada ao longo da costa líbia. 

O Pentágono está movendo os seus vasos de guerra para o Mediterrâneo. O porta-aviões USS Enterprise transitou através do Canal de Suez poucos dias após a insurreição. (http://www.enterprise.navy.mil) 

Os navios anfíbios dos EUA, USS Ponce e USS Kearsarge, também foram posicionados no Mediterrâneo. 

Foram despachados 400 fuzileiros navais dos EUA para a ilha grega de Creta “antes do seu posicionamento em navios de guerra ao largo da Líbia” (Operation Libya": US Marines on Crete for Libyan deployment, Times of Malta, March 3, 2011). 

Enquanto isso, a Alemanha, França, Grã-Bretanha, Canadá e Itália estão no processo de posicionar vasos de guerra ao longo da costa líbia. 

A Alemanha posicionou três navios de guerra utilizando o pretexto da assistência na evacuação de refugiados sobre a fronteira Líbia-Tunísia. “A França decidiu enviar o Mistral, o seu porta-helicópteros, os quais, segundo o Ministério da Defesa, contribuirão para a evacuação de milhares de egípcios”. (Towards the Coasts of Libya: US, French and British Warships Enter the Mediterranean, Agenzia Giornalistica Italia, March 3, 2011). O Canadá despachou (2 Março) a fragata HMCS Charlettetown. 

Entretanto, a US 17th Air Force, chamada US Air Force Africa, baseada naRamstein Air Force Base, na Alemanha, está assistindo na evacuação de refugiados. As instalações da força aérea EUA-OTAN na Grã-Bretanha, Itália, França e Médio Oriente estão em prontidão.


Parte II: A “Operação Líbia” e a batalha pelo petróleo 
Este artigo encontra-se em: Resistir


Um comentário:

  1. O cantor Reginho tem um recado importante para quem deixou a camisinha de fora deste carnaval: http://bit.ly/foKnZH #fiquesabendo

    Conheça a Campanha contra a Aids deste Carnaval: www.camisinhaeuvou.com.br
    Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir