terça-feira, 29 de março de 2011

Israel aprova 'cassação de cidadania'

O próximo passo



Estadão


Lei proposta pelo partido do chanceler Avidgor Lieberman visaria minoria árabe do país


O Knesset, Parlamento israelense, aprovou ontem uma lei que permite a retirada da cidadania de qualquer pessoa condenada por espionagem, traição ou por ajudar inimigos durante uma guerra. A lei, aprovada por 37 votos a 11, foi apresentada por dois congressistas do partido ultranacionalista Yisrael Beitenu, o mesmo do ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman.
Amir Cohen/Reuters
Medida foi proposta por Lieberman em 2009
"Sem lealdade não pode haver cidadania", disse Lieberman, minutos antes da aprovação da norma, segundo o jornal Jerusalem Post. "Qualquer pessoa que prejudica o país não pode gozar dos benefícios da cidadania e suas consequências."

A lei é parte de uma campanha de Lieberman intitulada "sem lealdade, sem cidadania", encampada por ele nas eleições de 2009. A medida é vista como voltada contra a minoria árabe de Israel. Os parlamentares árabes israelenses atacaram a lei, qualificando-a como "racista".
A posição dos árabes é endossada pela Associação para os Direitos Civis em Israel. Um porta-voz da entidade diz que a nova lei manda uma mensagem segundo a qual a cidadania dos árabes israelenses "não está garantida".
Os árabes israelenses são 1,3 milhão da população, ou 20% do total dos israelenses. Eles são palestinos que permaneceram em Israel após a criação do Estado em 1948. As informações são da Dow Jones.


Nenhum comentário:

Postar um comentário