segunda-feira, 28 de março de 2011

OLLANTA HUMALA ASSUME LIDERANÇA DA CORRIDA PRESIDENCIAL NO PERU

A esquerda avança na América Latina


O candidato à presidência do Peru Ollanta Humala subiu do terceiro para o primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, alterando todo o cenário até então conhecido, no qual o ex-presidente Alejandro Toledo (2001-2006) aparecia como o favorito na disputa do primeiro turno. 
   
Os números foram apresentados pelo instituto de pesquisa Companhia Peruana de Investigação de Mercado (CPI) a duas semanas do pleito, que está marcado para o dia 10 de abril. 
   
Humala, comandante reformado do Exército Peruano e candidato da coalizão Ganha Peru aparece na sondagem com 21,2% das intenções de voto, seguido pela deputada Keiko Fujimori, da aliança Força 2011e filha do ex-presidente Alberto Fujimori, com 19%, e de Toledo, do Peru Possível, com 18,6%.
   
Ainda participam da disputa Pedro Pablo Kuczynski, ex-ministro da Economia, que tem 16,1% da preferência dos eleitores, e Luis Castañeda, ex-prefeito de Lima, com 15,5%. 
   
A pesquisa praticamente confirma a existência do segundo turno já que dificilmente um dos candidatos atingirá mais de 50% dos votos válidos, o necessário para a disputa ser encerrada em uma única etapa. 
   
No segundo turno, de acordo com o levantamento, Castañeda, do Solidariedade Nacional, seria eleito no confronto com todos os outros adversários. Por exemplo, se a disputa se desse com Toledo, Castañeda teria 49,7% da preferência contra 34% do ex-presidente. Em outro cenário, dessa vez em um enfretamento direto com Keiko Fujimori, o ex-prefeito de Lima venceria com 48,6% dos votos, enquanto a deputada registraria 33%. 
   
O esquerdista Ollanta, por sua vez, só sairia vencedor no segundo turno se a disputa ocorresse com Kuczynski, da Aliança para a Grande Mudança. 
   
A sondagem, realizada entre 21 e 24 de março, tem um nível de confiança de 95,5%, o que significa que os cinco candidatos estão tecnicamente empatados. 
   
Este panorama já havia sido apresentado na semana passada com a divulgação dos resultados da pesquisa realizada pelo Datum Internacional. Nesse levantamento, feito nas áreas urbanas, Toledo apresentava 19,4% das intenções de voto, seguido por Humala, com 17,6%, por Kuczynski, com 17,5%, por Keiko, com 16,1% e, finalmente, por Castañeda, com 15,5%.  




Um comentário:

  1. o mundo felizmente,passa por uma"limpeza".q alguns chamam de"calamidade.ou o Fim"!viva essa revolução"não televisionada".e o fim do"neoliberalismo"q faliu,junto com o Mundo!

    ResponderExcluir