domingo, 17 de outubro de 2010

Hélio Bicudo declara apoio ao delegado Fleury


Hélio Bicudo se aproxima daqueles que sempre combateu



Hélio Bicudo foi o único brasileiro a desafiar o delegado Sérgio Paranhos Fleury e sobreviver. Foi uma das únicas vozes a condenar a brutal repressão da Ditadura imposta a seus adversários. No arrefecer do regime militar, ajudou a fundar o PT. Destacou-se como um dos maiores defensores dos Direitos Humanos no Brasil. Pois bem, Hélio Bicudo, assim como muitos hoje em dia, mudou de lado. Declarou seu voto a Serra, e justifica: 



O jurista defende sua escolha baseado num conceito abstrato de democracia, fala em alternância, como isso por si só justificasse o voto no PSDB. Se fosse Paulo Maluf o candidato, Hélio Bicudo agiria da mesma forma? Não se trata de uma questão de alternância partidária, e sim de dois projetos distintos de país. Ou prosseguimos no caminho da completa emancipação política, com crescimento, distribuição de renda, e presença internacional; ou retornamos a condição de semi-colônia, ao modelo neoliberal excludente dos anos 90. Hélio Bicudo sabe disso, tem discernimento suficiente para não se deixar envolver pelo terrorismo religioso. Se  sabe, por que tomou essa posição?

O eminente jurista tem conhecimento da frente de extrema-direita que se formou em torno da candidatura tucana?

Sabe que grupos que deram suporte a repressão, tomando parte pessoalmente na perseguição, captura, tortura e aniquilamento dos opositores a Ditadura, e dos deserdados do sistema, estão comprometidos até a alma com a candidatura de José Serra?

Fala em democracia, acaso não tem conhecimento sobre o modos operandi de José Serra? Sua prática totalitária com relação a imprensa? A forma como dialoga com os movimentos sociais (no base do cassetete); a maneira como passa por cima inclusive de membros de seu próprio partido?

Concorda com a forma torpe de campanha levada a cabo pelos apoiadores de José Serra, a maneira sórdida com a qual exploram politicamente a fé alheia? Concorda com a onda de boatos e baixarias contra a candidata do PT?

Não lhe constrange saber que o grosso do eleitorado tucano é composto por pessoas que afirmam que os Direitos Humanos consistem na defesa de bandidos, ou de "vagabundos", como costuma relinchar a classe média paulistana?

Não teme o Brasil que pode surgir com um governo apoiado pela extrema-direita, composta por radicais com sede de sangue, ansiosos em ir para cima da esquerda e de todos os movimentos sociais?

Hélio Bicudo não se sente incomodado pelo clima guerra santa construído pelos signatários do PSDB, resgatando fantasmas do passado e estimulando o ódio político-religioso?

Para completar, quero fazer uma pergunta de ordem pessoal ao respeitado jurista: se o delegado Fleury estivesse vivo, em que o senhor acha que ele votaria nas eleições de 31 de outubro? 



17 comentários:

  1. Cumpadi Cappacete! Tudo bem?

    Eu nem sei o que diga depois dessa... O Hélio Bicudo falar em alternância de poder e se inclinar para as bandas do PSDB é lamentável... Não sei o que dizer...

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Pois é mestre, e até a viúva do Chico Mendes declarou apoio ao Zé Baixaria. O que está acontecendo com este país?

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, eu só posso estar sonhando! O Hélio Bicudo com o Serra?
    Apenas duas sao as hipóteses dessa escolha:
    1) O Hélio Bicudo foi cooptado por alguma benesse financeira(!);
    2) Está com o mal de Alzheimer!
    A primeira hipótese é tao incrível que tenho de abandona-la, até por respeito a seu passado. A segunda seria entao a mais provável, o que seria uma pena de qualquer forma.
    Para que essa abordagem nao se transforme em tristeza e agonia a tantos que o respeitaram, ou mesmo idolatraram, ao Sr. Hélio Bicudo resta uma terceira hipótese, essa mais ecológica se nao fosse tragi-comica.Seria por defender a fauna brasileira, onde os tucanos bicudos estao ameaçados de extinçao!

    ResponderExcluir
  4. OHélio Bicudo,deve está esclerosado.Sem comentários... COLOCA ELE NA CAMISA DE FORÇA.

    ResponderExcluir
  5. Este papo furado de "alternância do poder" é o único discurso da classe média paulistana.
    Eles não tem o que dizer contra o governo Lula e morrem de medo do crescimento do poder de compra das classes mais baixas, então, só resta esta conversa mole, que nem eles sabem explicar!

    ResponderExcluir
  6. Falou bem Airton, alternância de poder no governo federal dos outros é refresco, os tucanos estão há vinte anos no poder em São Paulo, e ninguém fala em alternância. Acho que o Bicudo está mal informado, fora da realidade, não sabe o que se passa do lado de fora de sua morada, está velhinho e desligado. Creio também que deve ter algum tucano maldito soprando em seu ouvido.
    Abraço a todos que comentaram!

    ResponderExcluir
  7. Minha nossinhora, cumpadi Capaccete! Inté a Ilzamar?!?! Onde danado está isso? Vêje pra eu dá uma espiada.

    Cumpadi, gostaria de que mandasse seu endereço completo para diafonsoport@yahoo.com.br para que eu envie o presente de Natal em nome do Terra Brasilis. Já adiantando, é um dvd do grande Patativa do Assaré.

    Abs, cumpadi!

    ResponderExcluir
  8. Dá até um nó no estômago mesmo.
    O que será que está por trás dessa mudança inesperada e que causa perplexidade, vinda de um notório cidadão e honorável professor?
    Lamentável.
    Só nos resta lamentar.
    Parece puro preconceito ou não?
    Como o Partido fundado por ele tem um homem comum (nada culto, nada acadêmico, nada a ver com a classe média especialmente paulistana) na Presidência?
    Será preconceito puro, gente? será que a voz da burguesia que, de qualquer forma, sempre lhe esteve entranhada nas vísceras, está falando mais alto agora (aos seus ouvidos)?
    Ai! que medo de termos de volta a privataria e o sucateamento dos nossos recursos e patrimônio nacional.
    Alternância no poder não é a nota principal da Democracia e, penso, poderíamos até alternar, mas com que opção no momento?
    Se ainda tivéssemos a Marina, mas Serra não dá!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Nunca é tarde para se ser um crápula

    ResponderExcluir
  10. Que noticia triste e lamentável. Ele sempre foi um excelente referencia para mim, antes mesmo de me tornar advogado, eu já conhecia a historia de combatividade de Helio Bicudo. Eu nem sei o que dizer. A primeira reação minha foi imaginar que ele não esteja bem das faculdades mentais. Vê-lo sendo exibido como treféu no Blog do Augusto Nunes, onde apresentam um vídeo onde ele declara apoio a José Serra, foi horrível. Marina disse outro dia que o Serra havia desconstruido a própria imagem, isso se aplica também ao Helio Bicudo. Ela acaba de jogar sua biografia na lama, onde a do Serra sempre esteve. Agora Helio Bicudo está irmanado com a Opus Dei, TFP, UDR, Clube Militar, Demo, Psdb, setores ruralistas que teimam em manter o trabalho escrado tão combatido no governo Lula, e os setores mais retrogrados do conservadorismo religioso e etc. Ele está sendo exibido como sendo mais valioso do que mil Herundinas. Na verdade estão enganados, o Hélio Bicudo agora não vale nem uma unha da Luisa Herundina. A verdade vai triufar. É Dilma 13.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, quem foi Hélio Bicudo...
    Não acredito até agora.
    A decepção é imensa, perdi um de meus ídolos da juventude.
    Que criticasse o PT e tudo, mas mantendo a honra e a coerência, como fez o Plínio. Parece o discurso dos milicos contra os subversivos, terroristas e comunistas na época da Ditadura.
    Acontece o seguinte: saiu do PT, ficou isolado em seu academicismo, e quer aparecer a qualquer custo. A vaidade de quem, vendo que não era imprescindível (por que ninguém é), resolve atacar quem, mesmo que indiretamente, abalou o seu ego.
    Simplesmente lamentável.

    ResponderExcluir
  12. A coragem e a lucidez continuam. E de PT ele entende mais do que todos nós.

    ResponderExcluir
  13. -ele sobreviveu pq traiu os camaradas

    ResponderExcluir
  14. Meu, irmão, não estranho nada disso.
    No começo dos anos 80, durante a primeira eleição da qual o PT participou, nós em Caieiras, convidamos o Hélio Bicudo e mais alguns candidatos a deputado para um comício. Caieiras é um pequeno município da grande São Paulo, extremamente conservador, principalmente pela sua história ligada a Cia. Melhoramentos de Papel, de origem alemã, que chegou a ter o menguelle como funcionário(nem preciso dizer mais nada), além de uma forte presença dos integralistas. Imagine a dificuldade de se construir um partido no moldes do PT inicial num lugar como esse.
    Claro que nosso comício não tinha uma multidão, mas tinha um bom número de pessoas, levando-se em conta essa história e, inclusive, os comícios de outros partidos.
    Pois o Sr. Bicudo recusou-se a participar, deu meia volta e foi embora, alegando que aquela quantidade de pessoas poderia prejudicar sua imagem como candidato. Simplesmente fazia o jogo da grande imprensa e outras merdas mais, assumindo um personalismo de celebridade que tem que estar cercada de multidões.
    Esse foi um dos meus primeiros desencantos.

    Mas com tudo isso, realmente não dá pra aceitar o voto nessa coisa execrável chamada josé serra!!!

    grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Lamentável mesmo esse apoio do Bicudo. Acredito que deva ser a idade.
    Ah, sobre a viúva do Chico Mendes, foi um favor ela aparecer no programa do Serra, pois no Acre todos a consederam uma traidora dos ideais do marido.

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente votei na Dilma, mineiros fizeram a diferença, certo da necessidade de alternancia de poder, aqui se falava muito em PMDB, hoje se fala em PSDB (Aécio Neves), sou petista, mas Aécio é um cara que respeita Lula, sb fazer o jogo. Quanto a São Paulo, tenho a visão que desejam comandar o Brasil, voltar o crescimento somente para SP, voltar os nordestinos a trabalhos tercerizados por eles, e curvam-se a SP. AQUI NÃO SÃO PAULO, MINAS TEM FORÇA DE DECIDIR

    ResponderExcluir
  17. Talvez Helio Bicudo ao presentir a chagada da morte esteja deixando transparecer o que ele sempre foi.Autoritario e vingativo.

    ResponderExcluir