terça-feira, 25 de agosto de 2009

Assassinatos de negros são duas vezes maior que de brancos no Brasil




Os poderosos inseguros
Observando
O rotineiro holocausto
Urbano
Racionais MC's



Para cada pessoa branca assassinada no Brasil, duas pessoas negras sofrem o mesmo crime. Este é um dos dados apontados pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais, integrado à Universidade Federal Fluminense (UFF). Foram usados como base documentos pesquisados no Sistema Único de Saúde (SUS), entre os anos de 2006 e 2007.

Nos anos pesquisados pelo Laboratório, aproximadamente 60 mil negros foram assassinados. Entre os brancos, o número foi de cerca de 30 mil mortes. A faixa etária onde a diferença de mortes é mais intensa é a que compreende crianças e jovens de dez a 24 anos.

As explicações para os negros serem mais vítimas que brancos estão em aspectos sociais: os negros foram excluídos durante grande parte da história do país, resultando em marcas até hoje. Atualmente, habitam as regiões mais pobres das cidades que são também as mais violentas. Além disso, a morte provocada pela Polícia possui taxas maiores na população negra.

A explicação para a diferença dos números não pode ser dada pela porcentagem que brancos e negros tem no Brasil. O país possui proporções semelhantes de negros e brancos.

De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim.



3 comentários:

  1. Caro Cappacete,

    Veja no Blog Terra Goyazes: desmascarado o factóide Lina Vieira!

    ResponderExcluir
  2. Como não existe racismo no Brasil a equação não é nunca resolvida.
    Não existe solução para problema inexistente.
    Os negros são os mais pobres, vivem nos guetos violentos e acabam vítimas mais comuns.

    A sociedade brasileira começou errada. Os imigrantes europeus ao chegar ao Brasil receberam terras, ferramentas, animais e transporte e em alguns casos um pequeno capital para se estabeleceram. Tudo porque traziam "experiência" agrícola da Europa.
    Os negros escravos libertos, trabalhadores de sempre na agricultura e pecuária receberam o que mesmo?
    Até hoje , quilombolas lutam por uma porcaria de escritura das terras que ocupam a 100 anos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de contribuir com o diálogo, dizendo que, a população negra brasileira cresce a taxa de 5 pontos porcentais por década. Se em 2010 haveriam 50% de afrodescendentes, isso sugere que o enegrecimento total do pais se daría até o final desse século. Acredito que deveriamos nos preparar para esse futuro com educação e cultura, sem esquecer esse triste passado, mas principalmente, sem nos deixarmos escravizar por ele.

    ResponderExcluir